Andressa Urach faz cirurgia proibida no Brasil e mostra resultado; veja antes e depois
Influenciadora Maya Massafera também realizou o mesmo procedimento

A ex-vice miss bumbum Andressa Urach revelou nesta semana que passou por uma cirurgia proibida no Brasil para mudar a cor dos olhos. O procedimento, conhecido como queratopigmentação, foi feito em Nice, na França, e garantiu à ex-Fazenda um par de olhos azuis. A ex-Igreja Universal compartilhou o antes e depois nas redes sociais e celebrou: “Realizei um sonho de infância”. Emocionante!
Apesar da empolgação, a mudança levantou polêmica. Poucos dias após a queratopigmentação, Andressa Urach contou que estava sentindo fortes dores e que procuraria um médico assim que voltasse ao Brasil. Eita…
- LEIA TAMBÉM: Andressa Urach diz que vai processar Maraisa após lançamento de música
Outra subcelebridade que também se submeteu à cirurgia proibida no Brasil foi a influenciadora Maya Massafera, que recentemente apareceu com os olhos em um tom de verde claro.
Andressa Urach faz cirurgia proibida no Brasil e mostra resultado; veja antes e depois


O que é a queratopigmentação?
O método consiste na aplicação de laser na superfície da córnea — um processo feito com anestesia local. A técnica cria uma espécie de íris artificial sobre a original, alterando a cor dos olhos de maneira permanente. Apesar de ser feita sem dor aparente, os riscos são graves e incluem infecções, perfuração ocular, aumento da pressão intraocular, redução da visão periférica e até cegueira.
- VEJA FOTO: Empresário sente coceira no olho e descobre motivo: uma sanguessuga
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a queratopigmentação só é autorizada em casos médicos específicos, como em pacientes com deficiência visual ou córneas opacas. Para fins estéticos, como no caso de Andressa Urach, a cirurgia é proibida no Brasil.
Em nota, o CBO alertou: “A mudança da cor dos olhos por meio de pigmentação feita em intervenção cirúrgica é procedimento de alto risco, com resultados irreversíveis […] pode levar à perfuração do olho, infecções graves e até cegueira permanente”.
- Andressa Urach revela desejo de abrir igreja: ‘Falar de Jesus com língua de cobra’