Crítica: Tom & Jerry – O Filme
Adaptação dos desenhos é um live-action honesto e bem realizado em suas intenções, e deve conquistar o seu público alvo: as crianças

Gosto de ver desenhos sendo repensados para um filme live-action. Gosto não apenas pelo desafio, mas para observar a criatividade dos envolvidos. Particularmente, amo os dois filmes para cinema de “Scooby-Doo” (2002 e 2004) e gosto bastante do primeiro “Flintstones” (1994). São dois exemplos de obras que são fieis ao material original e mantem a essência pueril dos personagens e da dinâmica das histórias originals – que são voltadas para crianças! Mas, infelizmente, a grande maioria dessas adaptações ganham obras pavorosas de um mal gosto estético de doer os olhos, como “Zé Colmeia – O Filme” (2010) e “Pica-Pau – O Filme” (2018) – dois exemplos de filmes preguiçosos que apostam numa história de fundo de quintal e que nem se dão ao trabalho de criar um personagem em CGI que se case com os cenários reais.
No caso deste “Tom & Jerry”, o diretor Tim Story opta em manter os personagens com visual mais parecidos com os desenhos 2D e não em trazê-los com textura, digamos, mais “realista” como os pokémons vistos em “Detetive Pikachu” ou nos personagens do ainda inédito “Space Jam 2”. Apesar de em muitos casos soar estranha a interação dos desenhos com os ambientes reais, ao menos neste filme a produção mostra esmero e preocupação com detalhes importantes, como: iluminação, fotografia e em tornar esses personagens plausíveis dentro daquele mundo.
Como filme, o roteiro aposta nas dinâmicas clássicas do desenho animado e temos bastante confronto explosivo e violento entre Tom e Jerry, ainda que bem menos anárquico. É como se fosse um episódio estendido do desenho. Pode ser um problema o excesso de foco nos personagens humanos, mas, diferente de outras adaptações, ao menos aqui temos alguns atores simpáticos que divertem como Michael Peña e Chloë Grace Moretz, por exemplo.
Enfim, “Tom & Jerry – O Filme” é o primeiro longa dos personagens mesclado com atores de verdade. Eu me diverti em alguns momentos mas reconheço que as piadas cartunescas não me divertem tanto como na época em que era mais jovem. Mas, para crianças o filme é bastante animado e recheado de gags que devem agradar bastante os pequeninos.
O filme foi originalmente lançado nos cinemas brasileiros, mas como muitos lugares estão fechados, ele já está disponível para aluguel online.
Tom and Jerry/EUA – 2021
Dirigido por: Tim Story
Com: Tom, Jerry, Michael Peña, Chloë Grace Moretz
Sinopse: Adaptação dos desenhos, Tom & Jerry: O Filme mostra uma das rivalidades mais amadas da história que é reacendida quando Jerry se muda para o melhor hotel de Nova York na véspera do “casamento do século”, forçando a desesperada organizadora do evento (Chloe Moretz) a contratar Tom para se livrar do rato. Mas logo surge um problema ainda maior: um funcionário diabolicamente ambicioso conspira contra os três. Uma combinação de animação clássica e live-action.
