Streaming

Crítica: Spirited – Um Conto Natalino (2022) – Apple TV+

Ao assistir “Spirited: Um Conto Natalino” tive a mesma surpresa e encanto de quando assisti…

(Foto: Apple)

Ao assistir “Spirited: Um Conto Natalino” tive a mesma surpresa e encanto de quando assisti “O Rei do Show”. Foi uma surpresa dessas memoráveis que sem dúvida já coloca o filme em um espaço aconchegante no coração.

Além da reinvenção super criativa da famigerada história de “Um Conto de Natal” de Charlies Dickens – adaptada à exaustão pela TV e cinema -, “Spirited” também possui o pedigree dos compositores Benj Pasek e Justin Paul, que ganharam Oscar pela trilha sonora e a música “City of Stars” de “La La Land”, e também são responsáveis pelas canções memoráveis do já citado “O Rei do Show”, do surpreendente “Lilo, Lilo, Crocodilo” deste ano e de trabalhos notáveis na Broadway. Aqui com “Spirited”, mais uma vez eles acertam ao criar músicas que não apenas desenvolvem a história, mas são musicalmente empolgantes, emocionantes e te colocam em estado de hipnose pelo encanto das letras e ritmo. Mais uma vez acertam, e mais uma vez colaboram para uma playlist imperdível no Spotify. Viciante!

E como filme, “Spirited” pega uma história clássica e subverte completamente seu enredo sem deixar de manter a essência da narrativa de Dickens, que fala sobre amor, respeito e cuidado pelo próximo. Mas com uma trama tão adaptada ao longo do anos, o filme poderia cair naquele lugar comum da previsibilidade ao trazer novamente a ideia dos fantasmas do Natal passado, presente e futuro para mudar a personalidade de um sujeito egocêntrico e esnobe. O cerne do material original continua, mas como já dito, ele é subvertido e ganha um frescor musical necessário, divertido e emocionante.

E o elenco não decepciona! Will Ferrell está encantadoramente cafona e finalmente realiza o sonho de estrelar um musical absoluto – e não decepciona. Já Ryan Reynolds adentra em um mundo que nunca antes tínhamos o visto, com sapateado, danças e cantoria, e mesclados com seu imenso carisma e timing cômico excelente, tudo fica ainda melhor. O mesmo para Octavia Spencer que também encanta.

Enfim, “Spirited: Um Conto Natalino” já está na minha lista de filmes obrigatórios de Natal. Um musical memorável, empolgante e surpreendente. Disponível no Apple TV+.

Spirited/EUA – 20222

Dirigido por: Sean Anders

Com: Will Ferrell, Ryan Reynolds, Octavia Spencer, Patrick Page…

Sinopse: Em todos as vésperas do Natal, o Fantasma do Natal Presente (Will Ferrell) escolhe uma alma que julga perdida para receber três espíritos do Natal para que mude a vida da pessoa. Mas, nesse ano, escolheu a pessoa errada. Quem é o infortunado escolhido é Clint (Ryan Reynolds), que acaba recebendo os três espíritos apenas para que ele mesmo sirva de conselheiro para o próprio Fantasma do Natal Presente que revisita seu passado, presente e futuro.

Spirited (2022) - IMDb