Cinema

Filme goiano Taego Ãwa entra em circuito comercial

O premiado documentário Taego Ãwa de Marcela e Henrique Borela vai entrar em circuito comercial. Lançado…

O premiado documentário Taego Ãwa de Marcela e Henrique Borela vai entrar em circuito comercial. Lançado no ano passado e premiado no FICA e em outros festivais, o filme fará sua estreia em circuito no dia 11 de maio.

O filme foi selecionado pela Sessão Vitrine Petrobrás e será distribuído pela Vitrine Filmes em 20 cidades brasileiras, ficando no mínimo duas semanas em cartaz.

Taego Ãwa foi escolhido por sua relevância estética e política. O documentário conta sobre a luta dos índios Ãwa, também conhecidos como avá-canoeiros do Araguaia. O filme surgiu quando Marcela encontrou velhos VHS sobre os Ãwa na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, antiga Facomb.

Ela e o irmão então encontraram os Ãwa, agora extremamente reduzidos, e acompanharam sua luta por demarcação de terras e sua trajetória desde o contato forçado até os dias de hoje. O documentário agora terá outra conquista: romper com um jejum de 20 anos sem nenhum filme goiano receber distribuição comercial.

Em Goiânia, o filme será exibido novamente na mesma sala em que fez sua estreia anteriormente: no Cine Cultura, na Praça Cívica.