Semana Santa

Sexta-Feira Santa: 10 filmes para assistir no feriado

A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, relembra a crucificação de Jesus, assim como sua…

Sexta-Feira Santa 10 filmes para assistir no feriado Jesus Cristo
Sexta-Feira Santa 10 filmes para assistir no feriado Jesus Cristo

A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, relembra a crucificação de Jesus, assim como sua morte no calvário. É precedida pelo Sábado de Aleluia e pelo Domingo de Páscoa.  A trajetória, morte e, principalmente, a ressurreição de Cristo são lembradas, há muitos anos, também em diversas produções, sejam elas para cinema ou TV.

Confira alguns filmes para assistir e entender a data:

A Paixão de Cristo (TeleCine Play, AppleTV)

“As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré. No meio da noite, Jesus é traído por Judas e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos, pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes, governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia, sua mulher, que considera Jesus um santo.”

Dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel.

A Última Tentação de Cristo (Claro Vídeo)

Jesus é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena, que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.
De Martin Scorsese, o longa é protagonizado por Willem Dafoe.
https://www.youtube.com/watch?v=WUDWpxn0u24

Jesus de Nazaré

Estrelado por Robert Powell, o filme de 1977 retrata “a vida de Jesus de Nazaré desde o nascimento em Belém até a crucificação e ressurreição, conforme está escrito na Bíblia.”
https://www.youtube.com/watch?v=tm3RfymlhgU

Marcelino Pão e Vinho

“Criado por monges espanhóis, Marcelino, um órfão de seis anos, precisa salvar seu monastério após uma visita de Jesus Cristo.”
Lançado em 1955, o longa é baseado no livro de mesmo nome, que também conta com uma adaptação em série animada, voltada ao público infantil.
https://www.youtube.com/watch?v=ykNSmy3v_1Q

O Filho de Deus (Prime Video)

Vindo de uma pescaria fracassada, Pedro encontra Jesus Cristo, que o convence a segui-lo. Logo Cristo reunirá 12 apóstolos que têm por missão espalhar seus ideais pela Terra. Entretanto, por mais que pregue o amor ao próximo e a compaixão, sua crescente popularidade desperta a ira de pessoas importantes de Jerusalém, que não desejam que o status quo seja alterado. A traição de um de seus apóstolos, Judas, faz com que Cristo seja capturado e levado a julgamento.
https://www.youtube.com/watch?v=j1iohA17EHI

A Maior História de Todos os Tempos (AppleTV)

“A história de Jesus Cristo é retratada desde o seu nascimento em Belém, passando pela vida adulta de pregação junto aos apóstolos pela Palestina até a sua morte por crucificação, e sua Ressurreição em Jerusalém.”
Indicado em cinco categorias do Oscar, o longa é protagonizado por Max von Sydow e foi lançado em 1965.
https://www.youtube.com/watch?v=7YsVlKvF7Kk

Coleção Bíblia Sagrada: Jesus (Prime Video)

“Não existe personagem na história cuja vida tenha sido mostrada tantas vezes e de maneiras tão diferentes a não ser Jesus de Nazaré. Apresenta um Jesus que cativa pela sua simplicidade, pela sua ternura, pelo seu modo de agir e pelo seu entusiasmo.”
https://www.youtube.com/watch?v=KCDtllB5bFk

Últimos Dias no Deserto (Netflix)

Jesus Cristo viaja sozinho pelo deserto, em sua peregrinação rumo a Jerusalém. No caminho ele encontra um garoto, cuja mãe está gravemente doente, que possui um relacionamento complicado com o próprio pai. Jesus permanece com eles por algum tempo, tentando ajudá-los ao mesmo tempo em que precisa lidar com as tentações do Diabo.
Ewan McGregor protagoniza a obra.
https://www.youtube.com/watch?v=eWw-vPjU7O0

Ressurreição (Google Play, AppleTV)

“Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.”
Com Joseph Fiennes e Tom Felton.
https://www.youtube.com/watch?v=ys8NvE4ID9w

O Rei dos Reis (Google Play, AppleTV)

“Nesta encenação da vida de Jesus Cristo, quando a notícia se espalha em toda a Judeia que o filho de Deus está para nascer em Belém, o rei Herodes exige que todos os bebês sejam mortos. Maria desaparece com seu filho Jesus, que cresce pregando, fazendo milagres e conquistando devotos. Judas, um seguidor de Jesus, o trai e é condenado à crucificação. No entanto, Jesus sempre soube de seu destino e se preparou para a morte.”
https://www.youtube.com/watch?v=iE5WkXT2Anc
Bom feriado! #FiqueEmCasa