Terça-feira, 29 de Setembro de 2026
LONGEVIDADE

Vovô da F1, Alonso renova com Aston Martin para 2027

Bicampeão mundial, espanhol teve o contrato renovado pela Aston Martin e seguirá no grid da Fórmula 1 aos 45 anos

Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Fernando Alonso fica na F1 até 2027

E o ‘vovô’ da Fórmula 1 está garantindo mais uma temporada no grid. Nesta terça-feira (29), a Aston Martin confirmou a renovação do contrato de Fernando Alonso para a temporada de 2027. O anúncio coloca fim às especulações de que o piloto espanhol, de 45 anos, poderia se aposentar ao final deste ano. Lance Stroll também teve o contrato renovado.

Fernando Alonso é o piloto mais velho do grid, com 45 anos, seguido por Lewis Hamilton, de 41, Nico Hulkenberg, de 38, e Carlos Sainz, de 31. Kimi Antonelli é o mais jovem, com apenas 19 anos, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto, de 21, é o segundo caçula.

Alonso estreou na Fórmula 1 em 2001, aos 19 anos, no GP da Austrália, pela Minardi. O espanhol é bicampeão mundial, com títulos consecutivos em 2005 e 2006, ambos pela Renault.

Russell voa em Baku e conquista 4ª pole da temporada na F1; Bortoleto larga em 17º
Goiânia confirma MotoGP 2027; evento pode atrair mais de 200 mil

O título de 2005, conquistado com sete vitórias pela Renault, fez Alonso se tornar, aos 24 anos, o piloto mais jovem a conquistar o campeonato até então. Ele também encerrou o longo domínio de Michael Schumacher e da Ferrari, que vinha desde 1994. Atualmente, o posto de campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1 pertence ao já aposentado Sebastian Vettel, que conquistou o título em 2010, aos 23 anos.

A renovação reforça o desejo de Alonso de seguir competindo por mais tempo no automobilismo. O espanhol já afirmou que pretende continuar ligado às pistas mesmo no futuro, inclusive com a possibilidade de disputar outras categorias. Entre os motivos pessoais para prolongar a carreira está o desejo de que seu filho, Leonard, nascido neste ano, tenha a oportunidade de acompanhá-lo em uma corrida.

Foto: Rede social

Desde que chegou à Aston Martin, em 2023, Alonso disputou 85 corridas pela equipe e subiu ao pódio oito vezes, todas durante sua primeira temporada. Em 2026, porém, o espanhol ainda busca resultados mais expressivos: soma três pontos no campeonato, conquistados com o décimo lugar no GP de Mônaco e o nono na Holanda.

Categorias:
Automobilismo Esportes
Tags:
Aston Martin Fernando Alonso Formula 1 Renovação