Em jogo quente, Todinho marca, Tadeu perde pênalti e Vila Nova derrota o Goiás na Serrinha
No Estádio Hailé Pinheiro, o Tigre derrotou o Esmeraldino por 1 a 0 e largou na frente por uma vaga na decisão do Goianão

O Vila Nova largou em vantagem por uma vaga na final do Campeonato Goiano. Jogando no Estádio Hailé Pinheiro, o Colorado derrotou seu arquirrival Goiás por 1 a 0. Júnior Todinho, de cabeça, marcou o único gol do confronto, que ainda teve o goleiro Tadeu perdendo um pênalti.
Com o resultado, o Tigre vai para o jogo da volta, marcado para o próximo domingo (16/03), às 17h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, podendo empatar para ser finalista. Já o Esmeraldino precisará de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à decisão. Uma vitória simples do time alviverde leva a disputa para as penalidades máximas.
O jogo
O caráter decisivo do clássico entre Goiás e Vila Nova fez com que a partida fosse tensa desde o começo. Antes da bola rolar, muita provocação por parte do Esmeraldino. Quando o jogo começou para valer, o que se viu foram poucas oportunidades. A primeira chegada foi dos donos da casa, aos oito, com o meia Vitinho, que arriscou da intermediária e mandou à direita da meta defendida pelo goleiro Halls.
Já o Colorado, que foi melhor na primeira etapa, demorou a chegar com perigo. Mas, quando chegou, não deu chances para Tadeu. Na marca de 24 minutos, Diego Torres tabelou com Elias e cruzou na área, onde estava Júnior Todinho, que, mesmo entre dois defensores esmeraldinos, raspou de cabeça e viu a bola morrer no fundo da rede. 1 a 0 para o Tigre.
Antes do fim da primeira etapa, o Vila Nova teve mais uma oportunidade para ampliar sua vantagem. Arilson tocou para Gabriel Poveda, que, da entrada da área, chutou rasteiro. Bem colocado, Tadeu espalmou a finalização do camisa 9 vilanovense e evitou que o Colorado fizesse o segundo gol. Na sequência, Lucas Ribeiro ficou com a bola e acabou sofrendo falta.
Em desvantagem, o Goiás voltou para o segundo tempo com mudanças. E foi com Pedrinho, que entrou no lugar de Vitinho, que o Esmeraldino começou com tudo na segunda etapa. Logo aos dois minutos, o camisa 17 tabelou com Esli García e, quando recebeu, foi derrubado na grande área por Júnior Todinho. Na hora, o árbitro Breno Souza mandou seguir. Mas, após revisão do VAR, o pênalti foi marcado.
Antes da cobrança, muita confusão. O zagueiro Tiago Pagnussat tentou “apagar” o círculo onde a bola fica durante a cobrança das penalidades máximas. Em seguida, a torcida esmeraldina começou a atirar pedras de gelo em direção ao gramado e uma delas acabou atingindo o goleiro Halls. Quando Tadeu finalmente foi para a cobrança, acertou o pé da trave colorada e perdeu a chance de deixar tudo igual.
O Goiás seguiu buscando o empate, mas sem sucesso. A melhor oportunidade que o Esmeraldino teve na reta final foi com o volante Juninho. Na marca de 35 minutos, Willean Lepo cruzou na área, na cabeça do camisa 28, que cabeceou para baixo. A bola pingou e saiu por cima do gol. Tranquilo, o goleiro Halls apenas acompanhou a finalização.
Ficha técnica
Goiás 0x1 Vila Nova
Data: 09 de março de 2025
Horário: 17h
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
Gol: Júnior Todinho (24’/1T) – VIL
Árbitro: Breno Souza
Assistentes: Leone Carvalho e Tiego dos Santos
VAR: Artur Morais
Goiás: Tadeu; Williean Lepo, Luiz Felipe (Lucas Ribeiro), Messias e Lucas Lovat; Gonzalo Freitas (Rafael Gava), Rodrigo Andrade (Welliton Matheus), Juninho e Vitinho (Pedrinho); Arthur Caíke (Edu) e Esli Garcí.
Técnico: Jair Ventura
Vila Nova: Halls; Elias (Igor Inocêncio), Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Ralf) e Diego Torres (Facundo Labandeira); Vinícius Paiva (Jean Mota), Gabriel Poveda e Júnior Todinho (Gabriel Silva)
Técnico: Rafael Lacerda