Prestes a completar 50 jogos na Ásia, Yuri Tanque faz análise de sua primeira temporada pelo Jeju United, da Coreia do Sul
Restando apenas dois jogos para o fim da temporada no país, Yuri se colocou como uma peça fundamental para o Jeju United nas disputas da K-League 1 e da Copa da Coreia
A K-League 1, primeira divisão do campeonato nacional da Coreia do Sul, vem tendo como um dos principais destaques nessa temporada um jovem atacante brasileiro. Apelidado de Tanque – por sua forma física avantajada – Yuri soma 10 gols e quatro assistências pelo Jeju United em 2023, números que o colocam entre os seis principais goleadores da liga.
Restando apenas dois jogos para o fim da temporada no país, Yuri se colocou como uma peça fundamental para o Jeju United nas disputas da K-League 1 e da Copa da Coreia. Foram através de seus gols que o time da cidade de Jeju conquistou o objetivo da permanência na primeira divisão e, ao mesmo tempo, avançou até as semifinais da Copa. Não só pelos números, mas sua idolatria passa também pela comemoração do brasileiro ao marcar (que faz alusão a um tanque de guerra e é marca registrada desde os tempos de Guarani), ganhando o carinho dos fãs coreanos.
“Sou muito grato a Deus por tudo o que tenho vivido esse ano. Desde quando aceitei a proposta de vir para a Coreia, sabia que seria um ano de mudança e adaptação, e que teria que batalhar muito para corresponder. Porém, fui abençoado, pude realizar bons jogos, com bons números também, por isso acredito que 2023 foi um ano de bastante crescimento pessoal e de um início promissor em um país que criei muito carinho pela forma como sempre me trataram”, afirmou o centroavante de 25 anos.
Pelo Jeju United, Yuri Tanque vivencia sua terceira experiência no futebol internacional. Isso porque, anteriormente, já havia defendido o Gainare Tottori, do Japão, em 2019, e o Leixões, de Portugal, em 2022. Esta, porém, é a passagem em que o brasileiro coleciona maior minutagem, número de gols e assistências. Ao todo, são 35 partidas pelo Jeju United, 14 pelo Gainare Tottori e 7 pelo Leixões, totalizando 56 fora do país e 49 na Ásia.
“Atribuo essa evolução primeiro ao favor de Deus, que guia meus passos e me mostra o caminho onde devo seguir. Depois, ao processo durante todos esses anos de carreira no futebol, que me fizeram aprender muitas coisas e crescer em várias áreas da minha vida, incluindo o profissional. Por isso, fico feliz em ver essa evolução pessoal, mas ao mesmo tempo mantenho o foco e a determinação para continuar crescendo”, concluiu.
No Brasil, Tanque passou por equipes como Ponte Preta, Coimbra, Ferroviária, Capivariano e Guarani. Em 2022, foi o artilheiro do Campeonato Paulista A3, com 10 gols em 20 jogos pelo Capivariano, e, no segundo semestre, um dos principais nomes na arrancada do Guarani no segundo turno do Brasileirão, saindo da zona de rebaixamento até a décima colocação na tabela. Pelo Bugre, Yuri contribuiu com sete gols e duas assistências em 17 jogos.