RAIOS

Tempestade de raios mata 20 pessoas na Índia no intervalo de 24 horas

Uma tempestade de raios matou 20 pessoas em oito distritos do estado de Bihar, no…

Tempestade de raios mata 20 pessoas na Índia no intervalo de 24 horas (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
Tempestade de raios mata 20 pessoas na Índia no intervalo de 24 horas (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Uma tempestade de raios matou 20 pessoas em oito distritos do estado de Bihar, no leste da Índia, no intervalo de 24 horas. O fenômeno aconteceu durante a temporada de chuvas de monção, que atingem o país no verão do hemisfério norte.

Sete mortes foram registradas no distrito de Kaimur, enquanto Patna e Bhojpur relataram quatro mortes cada. Jehanabad, Arwal, Rohtas, Aurangabad e Siwan relataram uma morte cada. A posição geográfica do estado favorece as ocorrências de raios, segundo as autoridades locais.

Nitish Kumar, ministro-chefe de Bihar, anunciou nesta terça-feira (26), uma compensação para as famílias de cada um dos falecidos. Kumar também pediu à população que siga de perto os conselhos da autoridade de gerenciamento de desastres do estado.

De acordo com a BBC, um dos motivos citados para o alto número de mortes é o grande número de pessoas trabalhando ao ar livre na Índia em comparação com outras partes do mundo, o que as torna mais vulneráveis.

Segundo o jornal The Times of India, as autoridades locais realizaram uma reunião na semana passada para organizar a instalação de pára-raios em todos os prédios do governo.

Apenas entre abril de 2020 e março de 2021, mais de 18 milhões de relâmpagos foram registrados na Índia, segundo a ONG Climate Resilient Observing Systems Promotion Council. Este número foi 34% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.