ELEIÇÕES

Apenas 33,7% dos jovens de 16 a 18 anos em Goiás já tiraram título de eleitor, diz TRE

Embora Goiás tenha 104 mil habitantes com idade entre 16 e 18 anos, apenas 33,7%…

Eleitores têm até dia 9 de janeiro para justificar voto no segundo turno
Eleitores têm até dia 9 de janeiro para justificar voto no segundo turno (Foto: Agência Brasil)

Embora Goiás tenha 104 mil habitantes com idade entre 16 e 18 anos, apenas 33,7% já fizeram o título de eleitor e estão aptos a votar nesse ano. Isso representa um universo de 35.143 adolescentes votantes. São dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ainda que o percentual em Goiás seja baixo, mesmo assim ele é maior do que o observado no Brasil. Até o momento, somente 13,6% do total de habilitados para obter o documento (que são mais de seis milhões de pessoas) procuraram o TRE de seus respectivos estados.

São os piores números da história. Com o objetivo de revertê-los, artistas de projeção nacional e internacional lançaram uma campanha para convencer os jovens a procurar a justiça eleitoral e participar das decisões políticas que serão tomadas em outubro. Já aderiram a esse movimento Anitta, o ator norte-americano Mark Ruffallo (que interpreta o Hulk nos cinemas), Zeca Pagodinho e Luísa Sonza, entre outros.

O chefe da Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral do TRE-GO, Márcio Duarte, afirma que a Justiça Eleitoral em Goiás espera chegar a pelo menos 47 mil eleitores adolescentes titularizados até o dia 4 de maio, prazo final para se obter o registro e tornar-se apto a participar dessa eleição.

“Aquela pessoa que completa 16 anos no dia 2 de outubro já pode fazer o pedido de alistamento [primeira via do título]. Lembrando que se ela tem menos de 18 neste 2 de outubro ela não está obrigada a votar”, diz.

Eleitorado jovem no Brasil

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. Foram contabilizados mais de 830 mil jovens com o documento até o momento. Nas últimas eleições gerais, em 2018, foram mais de 1,4 milhão de pessoas da faixa etária aptas para votar no mesmo mês.

Considerando as mais de 6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens com título de eleitor em 2022, até agora, representa cerca de 13,6% do total de habilitados para obter o documento. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

Nas eleições de 2018, segundo o TSE, em outubro, período eleitoral, havia 1.400.613 adolescentes de 16 e 17 anos aptos para votar.

O cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio. O requerimento pode ser feito online, no portal do TSE.

Clique e confira o passa a passo para conseguir emitir o título de eleitor pela internet.