Eleições 2018

Após destituir presidente, PPL divulga apoio ao MDB em Goiás

Em Goiás, o Partido da Pátria Livre (PPL) mudou de posição e vai apoiar o candidato ao…

Em Goiás, o Partido da Pátria Livre (PPL) mudou de posição e vai apoiar o candidato ao governo estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o deputado federal Daniel Vilela. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (14) em reunião entre as duas siglas.

A diretoria regional do partido em Goiás chegou a divulgar aliança com o Democratas (DEM), que lança a candidatura de Ronaldo Caiado ao governo estadual. No último dia 4,contudo, foi feita a destituição do ex-presidente do partido, José Netho.

Segundo a nova direção do PPL, o rompimento se deu devido a “profundas divergências ideológicas” e não teria passado pelo aval da presidência nacional. Esteve presente na reunião desta terça-feira o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pai de Daniel, Maguito Vilela, pois o deputado federal cumpria agenda em Brasília.

Agora, os departamentos jurídicos do PPL e do MDB devem fazer um pedido à Justiça Eleitoral de coligação formal entre os partidos. A nova presidente estadual do PPL, Jucilene Barros, afirmou que o apoio ao DEM foi feito pela antiga direção estadual, em uma decisão precipitada. “A antiga direção agiu de forma truculenta com o restante do partido para forçar o apoio a Caiado”, apontou.

“Parte da antiga direção estadual tomou uma decisão precipitada, sem consultar como deveria os demais membros, e então a direção nacional resolveu anular a coligação com o DEM, que contraria profundamente os ideais do partido, e interveio na direção estadual”, explica Jucilene.

Daniel Vilela afirma que existem aproximações ideológicas entre as duas siglas. “É muito gratificante ver partidos como o PPL lutarem pela coerência ideológica na hora de tomarem uma decisão tão importante como a definição de coligação”, diz Daniel Vilela.

Até o fechamento da matéria, o Mais Goiás não conseguiu contato com a assessoria de Ronaldo Caiado para comentar o caso.