TECNOLOGIA

Apps do TSE auxiliam eleitores para acompanhar o pleito; especialista analisa

Dois aplicativos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitem aos eleitores acompanharem os resultados das eleições…

Apps do TSE auxiliam eleitores para acompanha o pleito; especialista analisa
Apps do TSE auxiliam eleitores para acompanha o pleito; especialista analisa

Dois aplicativos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitem aos eleitores acompanharem os resultados das eleições em cada cidade. Resultados e Boletim na Mão são gratuitos e estão disponíveis tanto nas lojas virtuais de smartphones Google Play quanto App Store. A pedido do Mais Goiás, Cleyton Salomé dos Santos, especialista em Segurança de Dados, baixou os aplicativos para verificar a fluidez e funcionamento.

“O aplicativo Resultados é muito intuitivo e de fácil utilização para os cidadãos poderem acompanhar detalhes da totalização dos votos como, votos nulos, brancos, dentre outros, por meio de gráficos. Basta fazer download em sua loja oficial: Google Play ou APP Store. Após baixar o aplicativo, logo após abri-lo a pessoa pode escolher o Estado e a cidade para que logo apareçam as fotos de todos os candidatos a prefeito ou vereadores, dependendo da opção escolhida. Caso queira saber mais detalhes, basta clicar em cima do candidato desejado”, explica.

Em relação ao Boletim na Mão, ele menciona que este funciona com a leitura de QRcode, que pode ser obtido no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral. “Ferramentas para automatizar nossas tarefas são sempre bem vindas. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para que a segurança seja preservada, para que o fácil, não saia caro no final.”

De acordo com ele, ambos possuem autenticidade no desenvolvimento e são distribuídos pelo próprio TSE. “Porém, é importante lembrar sobre algumas atitudes básicas que o usuário deve seguir ao realizar download de qualquer aplicativo. Sempre fazer direto de sua loja oficial Play Store ou da Apple Store, pois para estarem lá o aplicativo precisou passar por aprovação”, aponta.

Além disso, ele ressalta que é de extrema importância evitar abrir links provenientes de outras fontes, tais como Telegram, Whatsapp, SMS e redes sociais, pois a chance de instalar um aplicativo adulterado com vírus embutido é muito alta.

Mais detalhes

Ainda sobre o Boletim na Mão, Cleyton afirma que, em relação à leitura do QRCode, é importante que a pessoa interessada se certifique de que o documento é o original emitido pela urna eletrônica, sem rasuras ou adulterações. “Pois ela pode correr o risco de ler um QRCode que não é o gerado pela urna e ter um vírus ou um aplicativo espião instalado em seu smartphone. QRCode é bom, facilita, porém, é preciso ter certeza da origem do mesmo. Nunca ler um QRCode sem ter confiança na fonte.”

Para ele, na dúvida, o melhor é procurar um fiscal ou mesário e pedir auxílio na hora de realizar o procedimento. “E, no caso de encontrar algo adulterado, denunciar imediatamente ao TRE.”

Outro ponto importante que devemos levar em consideração, segundo o especialista, é que no dia das eleições poderão surgir instabilidades de conexão, devido ao alto tráfego de dados e conexões simultâneas. Contudo, ele pensa que pode ser algo passageiro.

Cleyton Salomé dos Santos, especialista em Segurança de Dados | Foto: Arquivo Pessoal

Resultados

Resultados, o primeiro, permite às pessoas acompanharem e obterem os resultados das eleições da cidade a partir dos votos apurados. Já Boletim na Mão permite ao eleitor ter uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. Este, inclusive, permite a fiscalização das ações no decorrer da eleição.

Segundo o TSE, o objetivo dos apps é facilitar o acesso aos resultados da eleição deste ano, bem como fortalecer a transparência do processo. Depois de baixar, basta adicionar o Estado e o município e acompanhar. Também dá para verificar tudo sobre cada candidato da cidade.

Boletim na Mão

O Boletim na Mão, que permite a obtenção da cópia digital dos resultados da seção eleitoral, emitirá um relatório após o fim da votação, com o montante de votos recebidos de cada candidato – o Boletim de Urna (BU).

Este BU terá um QRcode que pode ser lido pelo app e que será armazeando no próprio smartphone. Cada seção eleitoral terá um BU. Segundo o TSE, este aplicativo vai colaborar, também, para agilizar a divulgação dos resultados.