SAÚDE

Associação e Secretaria de Saúde de Goiás assinam termo de cooperação pela regulamentação da maconha medicinal

Somente a Agape dá assistência para tratamento seguro com utilização de maconha a 250 famílias em Goiás

Polícia prende suspeitos de tráfico e apreende 25 kg de maconha em Aparecida
Maconha (Foto: Pixabay)

A Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Agape) firmou, na última sexta-feira (20), Termo de Cooperação Técnico entre a instituição e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com prazo de cinco anos, para o desenvolvimento de atividades educacionais, de pesquisa científica e regulamentação de produtos derivados da planta cannabis para fins medicinais.

Em Goiás, a Lei Estadual de nº. 21.940/2023, de autoria do deputado estadual Lincoln Tejota (UB) e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), instituiu a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos fitorfármacos e fitoterápicos à base de maconha nas unidades de saúde públicas ou privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Mais Goiás já mostrou que o território goiano e outras 23 unidades da federação já aprovaram regras sobre o tema ou estão debatendo o assunto no Legislativo.

“A regulamentação da lei de fornecimento gratuito de medicamentos à base da planta cannabis trará benefícios incalculáveis para a saúde dos goianos, sem custos. O tratamento tem se mostrado, no mundo todo, muitas vezes, o único eficaz para alívio do sofrimento de pacientes acometidos por doenças como esclerose múltipla, fibromialgia, espectro autista, Alzheimer, TDAH, epilepsia, dores crônicas e para amenizar os efeitos colaterais, náuseas e vômitos, da quimioterapia nos pacientes com câncer”, observa o diretor-fundador da Ágape, Yuri Tejota.
 
Somente a Agape dá assistência médica, farmacêutica, psicológica e jurídica para tratamento seguro com utilização de maconha a 250 famílias em Goiás