EXONERAÇÃO

Auditores de Goiânia entregam cargos à pasta de Finanças em protesto a secretário

Auditores de tributos de Goiânia entregaram os cargos de chefia na Secretaria Municipal de Finanças…

Auditores de Goiânia entregam cargos à pasta de Finanças em protesto a secretário
Auditores de Goiânia entregam cargos à pasta de Finanças em protesto a secretário (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Auditores de tributos de Goiânia entregaram os cargos de chefia na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), nesta quinta-feira (11). Segundo carta que teve 33 assinaturas e trechos divulgados pelo jornal O Popular, tratou-se de protesto contra a forma que o titular da pasta, Geraldo Lourenço, dialoga com a categoria.

“Não resta outra alternativa sensata e sóbria por parte dos auditores de tributos senão a entrega de cargos de chefia, funções designadas e mandatos para os quais estão nomeados.” A decisão, tomada em 4 de novembro, se tornou oficial nesta nesta quinta-feira com publicação do Diário Oficial do Município, que exonerou o auditor João Cláudio Fernandes Alves, que era superintendente da Administração Tributária. Geraldo assumiu a função de forma cumulativa, nesta data.

Inclusive, eles citam como “extremo desrespeito à categoria” a demissão do colega. “Categoria que mais contribuiu positivamente, com grande sacrifício, para a consolidação dos objetivos definidos pelo gabinete da Sefin.”

Ao todo, 33 auditores assinaram a carta. Eles classificaram a Administração Tributária municipal como “sucateada”, “especialmente quanto à sua estrutura física, falta de pessoal e tecnologia”. Eles também reclamam que não há interação com o titular da pasta.

Sefin

O Mais Goiás solicitou um posicionamento a Sefin. Confira a nota:

“O Gabinete da Secretaria de Finanças esclarece que sempre buscou o diálogo com a categoria de auditores de tributos do município.

– No primeiro semestre, o Gabinete acatou a demanda desses servidores para a incorporação das gratificações aos seus vencimentos, além de retomar as competências exclusivas da categoria, garantidas por meio da Lei. 10.648, texto construído conjuntamente entre o gabinete da Sefin e os auditores. A medida de valorização da categoria foi uma solicitação do prefeito Rogério Cruz.

– A política de valorização da categoria seguiu com a indicação de um auditor para o cargo de Secretário-Executivo, o segundo mais importante da pasta.

– Em setembro, outubro e novembro, o gabinete da Sefin manteve o diálogo ao receber, em diversas reuniões, auditores e representantes do sindicato e associação da categoria. Nesses encontros, esses servidores apresentaram a proposta do Plano de Cargos e Salários da categoria, com valores de vencimento que variam de R$ 18 mil, início da carreira, até R$ 27 mil, já no final da carreira.

– O diálogo com a categoria se manteve na manhã desta quinta-feira (11-11), quando o Gabinete da Secretaria recebeu auditores que se manifestaram preocupados por estarem sendo inseridos em um movimento do qual não fazem parte.

O Gabinete da Sefin reforça que manterá o diálogo com a categoria atento que os interesses de todos os goianienses estará sempre em primeiro lugar.“