ELEIÇÕES

Bolsonaro anuncia até amanhã filiação ao PL, diz colunista

O presidente Jair Bolsonaro – eleito em 2018 pelo PSL e momentaneamente sem partido –…

Bolsonaro anuncia até amanhã filiação ao PL, diz colunista (Foto: Palácio do Planalto)
Bolsonaro anuncia até amanhã filiação ao PL, diz colunista (Foto: Palácio do Planalto)

O presidente Jair Bolsonaro – eleito em 2018 pelo PSL e momentaneamente sem partido – anuncia entre hoje e amanhã a sua filiação ao PL. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Em Goiás, o partido é dirigido pela deputada federal Magda Mofatto. O desembarque de Bolsonaro pode trazer parlamentares goianos ligados ao presidente, como o deputado federal Major Vitor Hugo e os deputados estaduais Major Araújo e Humberto Teófilo. O Mais Goiás atualizará a situação deles a qualquer momento.

Bolsonaro já comunicou a sua decisão ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Embora o namoro entre os dois já viesse de longa data, Valdemar teve encontros com o ex-presidente Lula. O petista sinalizou inclusive com a possibilidade de ceder a vice ao partido.

Além de namorar o PL, Bolsonaro também ventilava a ideia de se filiar ao PP, presidido no âmbito nacional pelo ministro e senador licenciado Ciro Nogueira e, em Goiás, pelo ex-deputado federal Alexandre Baldy. O PP se considerava uma opção mais vantajosa para Bolsonaro por ser bem enraizado no Nordeste, região do Brasil onde a desvantagem para Lula é maior.

O PP também se considerava um passo à frente porque todos os seus 27 diretórios estaduais já declararam apoio à reeleição do presidente, o que o pouparia do desgaste de ter que aparar arestas locais antes do início da eleição de 2022.