ÚNICA ALTERAÇÃO

Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental

A Câmara de Goiânia retirou um único artigo do Plano Diretor, aprovado nesta quinta-feira (3)…

Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental
Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Câmara de Goiânia retirou um único artigo do Plano Diretor, aprovado nesta quinta-feira (3) em votação definitiva. Trata-se do artigo 138, incluído por emenda. O entendimento dos vereadores é que ele daria margem para uma interpretação extensiva que colocaria em risco áreas de proteção ambiental da cidade.

Ele dizia: “As áreas circundantes das nascentes ou olhos d’águas perenes, excluídos os efêmeros, com um raio de no mínimo 100 m; § 10. Fica descaracterizada APP [área de preservação permanente] nas unidades imobiliárias lindeiras e contíguas ao sistema viário implantado e consolidado ao longo dos córregos, rios e demais cursos d’água; § 11. Caso seja constatado que a regra geral que define a dimensão da APP recurso hídrico não seja adequada para a proteção da integridade ecológica da biodiversidade local, o Conselho Municipal do Meio Ambiente, ouvido o órgão ambiental competente, poderá definir que a medição da APP contará a partir da cota de inundação ou várzea.”

Ao Mais Goiás, a vereadora Sabrina Garcez (PSD), que foi relatora do plano, explicou que o artigo dizia respeito aos imóveis hoje próximos às marginais Botafogo e Cascavel, onde não existe mais o córrego, que foi urbanizado. De acordo com ela, algumas empresas não conseguem tirar licenças na prefeitura pelo local, mesmo urbanizado, constar como APA/APP.

“Fizemos uma emenda para corrigir essa questão, mas alguns entenderam que poderia ser extensivo e valer para outros locais e colocar em risco as áreas de preservação da cidade. Foi um artigo que gerou grande polêmica.” Segundo ela, a questão ainda será discutida, mas em uma vindoura lei ambiental. Contudo, ainda não há prazo para esta ir para a Câmara.

Aprovação

Os vereadores aprovaram a atualização do Plano Diretor de Goiânia na manhã desta quinta-feira. Foram seis votos  contrários: Mauro Rubem (PT), Aava Santiago (PSDB), Lucas Kitão (PSL), Santana Gomes (PRTB), Marlon Teixeira (Cidadania) e Anderson Salles (DEM). A votação não foi registrada no painel eletrônico da casa, o que gerou protestos. O texto segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

LEIA TAMBÉM:

Relatório do Plano Diretor de Goiânia exclui nascentes de Áreas de Preservação Permanente