Audiência pública

Câmara Federal discute mais um ‘dia de alguma coisa’ e pode aprovar o Dia Nacional do Brega

Mais de 70% dos dias do ano já têm algo a ser celebrado

O requerimento para a audiência é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) (Foto: Divulgação)
O requerimento para a audiência é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados fará uma audiência pública nesta semana para discutir a criação de mais um “dia de alguma coisa”. Mais de 70% dos dias do ano já têm algo a ser celebrado, e 14 de fevereiro pode ganhar uma festividade própria e se tornar o Dia Nacional do Brega.

Artistas e produtores do brega vão se reunir em reunião da Comissão de Cultura na terça-feira, 21, para debater sobre a criação e inserção da data no calendário nacional. O projeto de lei que trata sobre o tema é de autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE).

A audiência terá a participação de sete cantores e produtores do gênero. Estarão na reunião os artistas Conde, que fez sucesso nos anos 1990 e 2000 no grupo Só Brega; Dany Myler, ex-vocalista dos grupos Garotões do Forró e Capital do Sol e famosa pela canção “A mulher dos meus sonhos”; e Michelle Melo, ex-vocalista da Banda Metade.

Também participarão da audiência Anderson Neiff, um dos principais nomes do gênero brega funk hoje, com músicas como “Noite das safadas” e “Posturado”; Betinho Rossi, filho do falecido artista Reginaldo Rossi, que é considerado o maior expoente do brega no Brasil; e os produtores musicais Alexandre Vinícius e Rodrigo Meli.

O requerimento para a audiência é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que defendeu a realização de uma audiência pública no Legislativo diante da “relevância social, cultural e histórica” do gênero musical.”

A música brega possui raízes profundas na diversidade do Brasil, refletindo as nuances culturais de diferentes regiões do País. Ela se destaca por sua capacidade de conectar gerações, servindo como uma trilha sonora para momentos significativos na vida das pessoas”, afirmou a deputada no pedido para realização da reunião no colegiado. (Do Estadão Conteúdo)