VACINA CONTRA A COVID

Caso aprovada pela Anvisa, prefeito eleito de Trindade tem interesse na Coronavac

“Tivemos a grata satisfação de conhecer a vacina contra a Covid-19, bem como a que…

Caso aprovada pela Anvisa, prefeito eleito de Trindade tem interesse na Coronavac
Caso aprovada pela Anvisa, prefeito eleito de Trindade tem interesse na Coronavac

“Tivemos a grata satisfação de conhecer a vacina contra a Covid-19, bem como a que visa combater a dengue”, disse Marden Júnior (Patriota) após visitar o Instituto Butantan, na segunda-feira (14), para conhecer a produção do imunizante contra o novo coronavírus. O prefeito eleito de Trindade tem interesse no produto, contudo, vai aguardar a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na ocasião, Marden foi recebido pelo diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, e pelo diretor de Estratégia Institucional da fundação, Raul Machado Neto. “É importante que as pessoas saibam da nossa atividade, do nosso interesse em produzir elementos de proteção da sociedade brasileira”, afirmou Neto.

Também esteve presente a secretária de Saúde Gercilene Branca, representando o prefeito Jânio Darrot. “O Instituto Butantan é o maior produtor do Brasil em imunológicos e se prepara para se tornar o principal fabricante global de produtos biológicos e terapias avançadas”, elogiou.

Interesse goiano

Na última quinta-feira (10), o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (PSDB), também se reuniu com o diretor Covas. À época, Paulinho – como é conhecido o prefeito de Hidrolândia – disse que há possibilidade de o laboratório atender a solicitação da instituição.

Segundo ele, a busca por uma solução alternativa ao Ministério da Saúde é que o Governo Federal se demonstrou alheio ao problema. Somente nos últimos dias se manifestou sobre o assunto. “O problema é grave e a população aguarda com ansiedade a chegada da vacina. Não podemos cruzar os braços enquanto se aguarda decisões em instâncias superiores”, aponta.

Vale destacar, o imunizante é produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Transparência

Há cerca de duas semanas, a Anvisa enviou um grupo de técnicos para inspecionar a unidade da SinoVac em Pequim. Segundo reportagem do UOL, a agência disse que a China não tem critérios transparentes para a aprovação da vacina.

Destaca-se, a CoronaVac tem sido motivo de briga política entre o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) ficou ao lado do líder do executivo federal.

“Não tem vacina de São Paulo ou do Rio, tem vacina dos brasileiros. Não pode transformar em esculhambação e disputa política eleitoral”, disse em entrevista à rádio Interariva FM, um dia após criticar Dória e pedir interferência do Ministério da Saúde. Ele também classificou a busca da AGM pela vacina, em São Paulo, como “oportunista“.