Cassação de mandato

Cassação de vereador de Luziânia é mantida pelo TRE

Julgamento realizado essa semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) cassou o vereador Aldenor…

Julgamento realizado essa semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) cassou o vereador Aldenor Gomes Moreira Júnior (PSD), de Luziânia. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) era sobre abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

Além da cassação ter sido aprovada por unanimidade, também foi votada a inelegibilidade por oito anos. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
O TRE apurou que Aldenor Júnior promoveu distribuição de combustível a inúmeros eleitores. Foram apreendidas 1.026 requisições de abastecimento, utilizadas para promover sua campanha ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2016, em Luziânia.

Segundo as investigações comprovaram, o então candidato abasteceu centenas de veículos de eleitores do município. Contudo, os veículos abastecidos não estavam cedidos para trabalhar ou prestar serviços da campanha.

Além disso, os recursos utilizados para o pagamento do combustível não foram contabilizados na prestação de contas, ou seja, eram oriundos de caixa 2. Tanto a distribuição de combustível quanto o caixa 2 são caracterizados como abuso de poder econômico, segundo o procurador regional eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos.

Com informações do TRE.