Câmara de Goiânia

CCJ vai recomendar que plenário vote pelo envio do Plano Diretor de Goiânia ao Compur

O Plano Diretor de Goiânia, que teve a resposta da diligência da Comissão de Constituição…

Plano Diretor de Goiânia vai essa semana para Casa Civil, diz secretário
Plano Diretor de Goiânia vai essa semana para Casa Civil, diz secretário (Foto: Reprodução)

O Plano Diretor de Goiânia, que teve a resposta da diligência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pela Prefeitura no último dia 18, será alvo de reunião na segunda-feira (25). A presidente Sabrina Garcêz afirmou que a CCJ vai fazer uma recomendação ao plenário, que receberá o projeto na terça-feira (26). Será votado um requerimento e o documento enviado para o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), como pedido inicialmente. O Compur deve acompanhar o andamento do texto, posteriormente.

Vale lembrar que a CCJ da Câmara Municipal aprovou a devolução do projeto em 1º de novembro por ausência de parecer geral do Compur. Ele foi entregue no fim do semestre passado e chegou para a relatoria em 4 de setembro. No dia 11 daquele mês, segundo a vereadora, foram feitos os requerimentos pelo parecer.

Em resposta dada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), foi informado que a minuta do Plano passou pelo Compur em fevereiro e março de 2018 – e que a lei não exige o que foi demandado pela Câmara. Porém, a relatora da matéria, vereadora Dra. Cristina (PSDB), declarou, esta semana ao Mais Goiás, que isso não é válido. Segundo ela, o que foi visto pelo Conselho era um rascunho e não projeto definitivo, então seria preciso, sim, uma nova aprovação.

Sabrina Garcêz declarou, por fim, que o entendimento da Câmara de Goiânia permanece o mesmo da época da devolução: de que é necessário a passagem pelo Compur. “A lei é clara e a Câmara não pode se furtar a cumprir a lei.”