Bastidores do Poder

Com aproximação de MDB e Caiado, Mendanha destoa da cúpula do partido

Enquanto o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), tenta aproximar o MDB do governador Ronaldo…

Emedebistas querem que vencidos, entre eles Mendanha, respeitem decisão de aliança com Caiado
Emedebistas querem que vencidos, entre eles Mendanha, respeitem decisão de aliança com Caiado (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Enquanto o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), tenta aproximar o MDB do governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), dá claros sinais de que não está disposto a se juntar politicamente ao governador. Contrário à aproximação de Iris e do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, com o democrata, Gustavo tem trilhado um caminho de distância e buscado uma candidatura própria do MDB para as eleições de 2022. Em conversa com a coluna, Mendanha afirmou que hoje existe uma “distância política gigante” entre ele e o governador. O emedebista também não dá sinais de que terá uma aliança administrativa com o Palácio das Esmeraldas ao tomar atitudes diferentes na gestão de Aparecida e evitado comparecer aos eventos do governo na cidade.  O problema do afastamento de Gustavo com Caiado é que ele pode ser uma voz destoante dentro da cúpula de seu partido. Além de Iris e Daniel, a maioria dos emedebistas com mandatos estaduais possuem, atualmente, uma boa relação com o governador.

Mostrar força

Mesmo com a possibilidades de estender seu mandato como presidente do MDB de Goiás, proposta pelo presidente do diretório nacional do partido, Baleia Rossi, Daniel Vilela optou por uma nova eleição no diretório estadual no próximo dia 18.

Unânime

A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira, durante uma reunião da executiva do partido, que contou com a participação de todos os membros.

Candidato único

O edital para a eleição ainda vai ser publicado e terá o prazo hábil para formação das chapas. Publicamente, ninguém manifestou ainda a intenção de concorrer contra a chapa de Daniel.

Meio de campo

Iris Rezende conversou com Caiado e com Daniel por telefone no final de semana em mais uma tentativa de viabilizar a aproximação do MDB com o governador.

Definitivo

Segundo informações do núcleo tucano de Goiás, o deputado Chiquinho de Oliveira não conversou com o ex-governador Marconi Perillo sobre sua saída do PSDB para ingressar no DEM de Caiado. Chiquinho foi secretário de Marconi por dois anos durante o último mandato do tucano.

Empregos 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (08) relatório do deputado Lucas Vergílio (Solidariedade) que cria um novo marco legal para as Zonas de de Processamento de Exportação (ZPEs), facilitando a instalação dessas áreas industriais em regiões menos desenvolvidas para promover a criação de mais empresas e empregos.

Mercado interno 

Uma das consequências mais diretas da Medida Provisória 1033/21 é facilitar a permanência no Brasil de oxigênio medicinal produzido por empresas localizadas em ZPEs, ao permitir que a produção seja comercializada no mercado interno, o que vai impactar diretamente no abastecimento de insumos para o combate à Covid-19 no País. Na legislação vigente, pelo menos 80% da produção das ZPEs têm que ser destinadas ao mercado externo. Outra consequência é permitir que o setor de serviços também se beneficie das isenções previstas nessas áreas, para atender a indústria. A matéria segue para o Senado, onde deve ser votada em caráter de urgência.