Bastidores do Poder

Contemplados, vereadores do MDB apoiam troca de secretários do grupo de Maguito

Emedebistas compactuam com mudanças feitas pelo prefeito

Prefeito Rogério Cruz recebe vereador Clécio Alves em seu gabinete no Paço Municipal

As recentes mudanças feitas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em seu secretariado tem o apoio e participação dos vereadores do MDB. A coluna apurou que os vereadores emedebistas estão de acordo com as trocas e não fizeram objeção porque grande parte deles têm cargos e indicações políticas na Prefeitura de Goiânia. Nas últimas semanas, o prefeito tirou secretários indicados pelo grupo do prefeito eleito, Maguito Vilela, e de seu filho, o presidente do MDB estadual, Daniel Vilela, por nomes que foram pedidos do seu grupo político e também de aliados da Câmara Municipal. Alguns parlamentares emedebistas, como o vereador Clécio Alves, deve ser beneficiado pela minirreforma de Cruz e pode até aumentar sua influência na administração da capital. Clécio vai indicar seu filho, Luan Alves, para assumir a presidência da Comurg, ocupada hoje por Aristóteles de Paula, que deve sair ainda nesta semana. Em conversa com a coluna, um parlamentar argumentou que os vereadores “não estão preocupados com um projeto do MDB, mas sim com seus projetos pessoais”. A previsão é que o MDB da Câmara tende a participar da base de Rogério até o final de seu mandato, mas a mesma avaliação não é feita para Daniel Vilela, que pode desembarcar antes.

Simbiose

Para ter governabilidade na Câmara, Rogério Cruz precisa do apoio dos vereadores do MDB. Nos bastidores do Legislativo goiano, avaliam que é uma via de mão dupla.

Ampulheta

O novo secretário de Governo de Rogério, Arthur Bernades, que substituiu Andrey Azeredo, garante que a administração do republicano vai seguir o plano de governo de Maguito Vilela em 2020. Seguir o plano do emedebista até o final do mandato já é uma incógnita.

Alvo

A conversa no Paço é que nesta semana devem ocorrer novas exonerações. Na mira estão mudanças na Comurg, na Secretaria de Cultura e na Secretaria de Planejamento.

Climão

O clima na Prefeitura é de instabilidade. Funcionários empossados em janeiro, que foram escolhidos pelo secretariado indicado pelo MDB vilelista confidenciam que o clima pesado se instalou no Paço Municipal.

Recado dado

Durante a solenidade que deu início à vacinação dos profissionais da Segurança Pública, o governador Ronaldo Caiado destacou em seu discurso a “compreensão” e “ação” do prefeito Rogério Cruz em seguir o decreto estadual com as regras para conter a Covid-19. Caiado afirmou que as normativas do Estado têm base científica. Lembrando que a Prefeitura chegou a anunciar, na semana passada, que teria escalonamento por regiões aos moldes de Aparecida de Goiânia.