BASTIDORES DO PODER

Daniel Vilela critica gestão de Rogério e afirma que parceria com Caiado se restringe a “pacto federativo”

Passado um ano desde que o MDB desembarcou da Prefeitura de Goiânia, o presidente do…

Daniel Vilela estava em restaurante invadido por carro; político não se feriu
Daniel Vilela estava em restaurante invadido por carro; político não se feriu (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

Passado um ano desde que o MDB desembarcou da Prefeitura de Goiânia, o presidente do MDB goiano e pré-candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado (União) ainda faz críticas à gestão do atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que assumiu o Executivo estadual após a morte de seu pai, o prefeito eleito em 2020, Maguito Vilela. Em entrevista à rádio Sagres, Daniel afirmou que vê “falhas significativas” na administração do republicano e que a recente aliança do prefeito com Caiado é devido ao “pacto federativo” que o governador tem colocado em prática, de acordo com o emedebista, no Estado. Para Daniel, as falhas na administração de Rogério se devem à falta de experiência e de conhecimento de sua equipe, que não participou da elaboração do plano de governo da chapa de Maguito. Sobre a recente manifestação de apoio do prefeito ao projeto de reeleição do governador, o emedebista argumentou que se deve ao “reconhecimento” de que a administração do democrata tem realizado um “pacto federativo”. “A manifestação do prefeito é mais um reconhecimento que tem ocorrido na maioria dos prefeitos em relação ao Caiado. É um governo que tem colocado em prática o pacto federativo, que não foi colocado em prática nos governos anteriores”, defendeu.

Crise

Após as declarações de Daniel sobre Rogério, integrantes da Prefeitura conversaram com Caiado sobre a postura do seu pré-candidato a vice. A coluna apurou que o governador teve que entrar em campo e falar com seu aliado. A atitude também não foi bem avaliada por governistas.

Distantes

Apesar de já ter sido escolhido para fazer parte da chapa governista, Daniel não reatou o diálogo com o prefeito. O emedebista afirmou que as conversas são entre Caiado e Rogério e que não há nenhum encontro marcado entre eles.

Meio de campo

No mutirão do Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que ocorreu neste final de semana, Rogério afirmou, durante entrevista, que tem trabalhado para estreitar o relacionamento do Republicanos com o governador.

Qual o tom?

As últimas entrevistas de Daniel Vilela à imprensa estão sendo avaliadas pelo meio político como a prévia do tom que a chapa governista dará durante a campanha. “Parece que já está bem acertado que ele que vai bater pelo Caiado enquanto o governador vai evitar a troca de farpas”, avaliou um ex-aliado do emedebista.

A César o que é de César

O mutirão, que começou com o nome de Mutirão Iris Rezende, agora é Mutirão Governo de Goiás. A ideia do núcleo pensante do governo estadual é ligar as benesses do evento ao nome de Caiado.