Eleições

Datafolha: Lula chega à última semana de campanha com 47% do votos e 14 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 33%

A dez dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na…

Ipec: Lula tem 46%; Bolsonaro, 31%
Fotos: Reprodução - Agência Brasil

A dez dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida presidencial, segundo a nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, e tem 47% das intenções de voto no primeiro turno. O atual detentor do cargo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está agora 14 pontos percentuais atrás e tem 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e está tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), que soma 5%.

O percentual de intenções de voto em Lula variou dois pontos para cima em relação aos 45% que marcava há uma semana. A variação está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Bolsonaro não variou em relação à pesquisa da semana passada.

A distância entre as pontuações dos dois líderes no primeiro turno era de 12 pontos percentuais no levantamento anterior. Desde o início oficial das campanhas, na metade de agosto, a maior vantagem de Lula em relação a Bolsonaro já registrada pelo Datafolha foi de 17 pontos, justamente na primeira pesquisa da série semanal contratada pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo.

A candidata Soraya Thronicke (União Brasil), que na semana passada alcançava 2% das intenções de voto, agora tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos continuam em 4%, enquanto o percentual de eleitores que dizem não saber em quem votar segue em 2%.

Ainda segundo o Datafolha, mais da metade do eleitorado (52%) não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula (PT) são 39%. Em relação à pesquisa anterior, de 15 de setembro, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e o petista oscilou um ponto para cima.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista é escolhido por 54% dos eleitores, contra 38% que optam por apoiar a reeleição do atual presidente, mesmo placar de sete dias atrás.

O Datafolha entrevistou presencialmente 6.754 eleitores de todo o país entre os dias 20 e 22 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR-04180/2022.

A campanha de Lula reforçou a busca pelo chamado “voto útil” com o objetivo de conquistar a vitória já no primeiro turno. O ex-presidente ganhou o apoio de ex-candidatos ao Planalto e também de alguns expoentes do PDT, partido de Ciro Gomes. O ex-ministro subiu o tom contra Lula por causa das investidas da campanha petista para demover seus apoiadores.

Na TV, Lula também veiculou mais de uma vez na última semana vídeo em que explora declarações autoritárias e controversas de Bolsonaro. O presidente foi criticado por se portar como candidato durante viagens oficiais como chefe de Estado à Inglaterra e aos Estados Unidos.

Em discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), na terça-feira, Bolsonaro criticou Lula sem citá-lo nominalmente e disse que seu governo “extirpou a corrupção sistêmica que existia no país”. Depois do evento, reuniu apoiadores e ministros em uma churrascaria, onde voltou a se referir a si mesmo como “imbrochável”. O adjetivo já havia sido usado pelo presidente durante evento nas celebrações do 7 de Setembro.