COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

De olho na sucessão do Paço, familiares de ex-prefeitos históricos faltam a homenagem

Evento ocorreu na noite deste domingo (29)

Um dos eventos mais emblemáticos de comemoração dos 90 anos de Goiânia ocorreu neste domingo (29), quando o prefeito Rogério Cruz homenageou várias personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e a história da cidade. Nomes da área empresarial e representantes dos três poderes receberam condecorações por seus serviços prestados. O ponto alto da noite, porém, foram as homenagens prestadas aos ex-prefeitos. 

Familiares de nomes históricos, porém,  não compareceram, nem enviaram representantes. A atitude ocorreu por parte de famílias e correligionários de políticos envolvidos na sucessão de Rogério Cruz no ano que vem.

Dentre as ausências mais notadas, a do ex-prefeito Pedro Wilson e das famílias dos ex-prefeitos falecidos Iris Rezende, Darci Accorsi, Paulo Garcia e Maguito Vilela.

O momento de definição das pré-candidaturas, porém, pesou e impediu  que políticos tão importantes para a capital recebessem suas homenagens. Adriana Accorsi, filha de Darci, foi definida pré-candidata a prefeita pelo PT neste mesmo fim de semana. Pedro Wilson é correligionário da deputada, assim como era Paulo Garcia. Apesar de a filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, já ter anunciado desistência do pleito, ainda é vista por aliados como uma alternativa. Já o vice-governador Daniel Vilela, filho de Maguito, tenta encontrar um nome para ser candidato pelo MDB contra Rogério Cruz, que deve concorrer à reeleição.

Em contraponto às ausências de cunho político-eleitorais, as famílias de goianienses históricos estiveram presentes e foram ovacionados pela platéia. Pedro Ludovico Neto foi aplaudido de pé pelos presentes, ao receber a homenagem pelo avô fundador de Goiânia. Carlos de Freitas, neto de Venerando de Freitas Borges, primeiro prefeito da capital, também foi aclamado. O ex-prefeito Daniel Antônio recebeu pessoalmente a homenagem. O chamado “PIB goiano”, representantes do setor produtivo, também compareceu em peso ao evento, onde vários de seus líderes também foram condecorados.