REPERCUSSÃO

Declaração de Bolsonaro vira assunto no Twitter: #BolsonaroAcabou

As hashtags #BolsonaroAcabou e #BolsonaroArregou estão entre as mais citadas no Twitter após a declaração…

Declaração de Bolsonaro vira assunto no Twitter: #BolsonaroAcabou
Declaração de Bolsonaro vira assunto no Twitter: #BolsonaroAcabou (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

As hashtags #BolsonaroAcabou e #BolsonaroArregou estão entre as mais citadas no Twitter após a declaração à nação desta quinta-feira (9) em que o presidente diz que não queria agredir nenhum dos Poderes. As palavras “covarde” e “decepção” também aparecem na aba “Política – Assunto do Momento”.

Apoiador do presidente em Goiás, o ex-candidato à prefeitura de Goiânia Gustavo Gayer (DC) fez um breve comentário, também, no Twitter às 17h46: “Vamos esperar até a LIVE do presidente.” Vale lembrar, Bolsonaro faz lives toda quinta, nas redes sociais.

Defensor de Bolsonaro, o jornalista e economista Rodrigo Constantino lançou a tag #VoltaTemer. “Essa é a hashtag. Vamos logo pro original em vez do genérico…”, disse sobre o fato do ex-presidente Michel Temer (MDB) ter mediado uma ligação entre Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes antes da nota à nação.

“Temer confirma que redigiu o texto publicado por Bolsonaro há pouco. (…) Então Bolsonaro pode sair e deixar o presidento [sic] voltar ao poder…”

Declaração à nação de Bolsonaro

Na carta pública de Bolsonaro, o presidente diz que nunca teve intenção de agredir qualquer Poder. O posicionamento vem após o desgaste gerado pelos atos em favor do governo federal no último dia 7 de Setembro, quando apoiadores pediram, entre outras coisas, o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, diz trecho da declaração. Ele reconheceu que parte das divergências decorrem de conflitos com o ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news, mas afirmou que seus discursos decorrem do calor do momento.

“Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.”

Por fim, ele diz que sempre esteve disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.