Eleições em Goiás

DEM confirma chapa majoritária para Goiás, sem apoio a presidenciáveis

O Democratas (DEM) realizou convenção partidária na manhã deste sábado (4) no Clube Jaó, em…

O Democratas (DEM) realizou convenção partidária na manhã deste sábado (4) no Clube Jaó, em Goiânia, para confirmar a candidatura de Ronaldo Caiado ao Governo de Goiás. Ao seu lado, como vice, como já havia sido anunciado, está o deputado estadual Lincoln Tejota (PROS). Ao Senado Federal concorrem o vereador Jorge Kajuru (PRP) e o atual senador Wilder Morais (DEM).

Ao todo, são doze partidos que confirmaram aliança: DC, Podemos, PMN, PMB, PPL, PRP, PRTB, PSC, PSL, PTC, PROS e PDT. Até agora, essa é a maior aliança partidária formada em Goiás até o momento, que ainda pode ser ampliada. Segundo Caiado, essa é “uma frente que jamais que o estado de Goiás viu, com tamanha representatividade”.

Antes de  iniciar o evento, o Ronaldo Caiado concedeu uma entrevista rápida para a imprensa. Ao ser questionado sobre suas propostas de governo, Caiado falou que fará algo inédito em Goiás. “Como todas as empresas que passaram pelo processo da Lava Jato foram submetidas a uma nova prática, chamada complaience, nós vamos submeter toda a máquina pública a essas mesmas regras. Esse é um combate claro à corrupção. Nenhum estado fez isso até hoje. Nós seremos os primeiros a fazer”, disse.

Caiado enfatizou que o Democratas não tem nenhum candidato ao Governo Federal e que não haverá nenhum apoio ou aliança neste sentido. “Está liberada a candidatura nacional nas eleições em Goiás. Tenho aqui pessoas que são partidárias do Alckmin, do Bolsonaro, do Ciro. Todos eles terão o seu espaço. Mas a candidatura ao governo, não assumirá a candidatura à presidência”.

Mais atenção

Confirmando a fala de Caiado, o deputado federal e pré-candidato à reeleição Delegado Waldir (PSL) citou Jair Bolsonaro (PSL) em discurso. A plateia presente respondeu com gritos de apoio: “mito, mito, mito”.

Um dos fatos que chamou a atenção foi a presença de prefeitos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no evento do DEM. As convenções dos dois partidos ocorreram simultaneamente na capital goiana. São eles: Adib Elias, de Catalão, que também é coordenador da campanha, Paulo do Vale (Rio Verde), Renato de Castro (Goianésia), Fausto Mariano (Turvânia) e Ernesto Roller (Formosa).

Adib Elias (MDB) foi um dos que discursou nessa manhã. “Coordenador coordena, coordenador fala pouco. […] Aqui todo mundo pode até deixar botar a sela, pode deixar apertar a barrigueira. Mas nós não deixamos montar. Ninguém aqui é encabrestado por ninguém”, afirmou.