POLÊMICA

Deputado pastor da Universal quer proibir banheiros unissex em Goiás

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para proibir banheiros unissex…

Jeferson Rodrigues (Foto: Hellenn Reis - Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para proibir banheiros unissex na rede estadual de ensino, repartições públicas e estabelecimentos acessíveis ao público em geral em Goiás. A matéria deve ser analisada por comissões da casa e só então seguir para o plenário para avaliação dos parlamentares.

Exceções seriam permitidas desde que estabelecimentos não tenham espaço físico suficiente para para instalação de pelo menos dois banheiros.

Jeferson Rodrigues argumenta que a medida não se trata de homofobia, mas preservação e segurança de crianças e mulheres “que são mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência e assédio sexual que podem ocorrer nesses locais.

O deputado é pastor licenciado da Igreja Universal.

Goiânia

Projetos semelhantes também tramitam na Câmara Municipal de Goiânia. Vereadores da ala conservadora, como Ronilson Reis (Brasil 35) e Gabriela Rodart (PTB), também usam “proteção às mulheres e privacidade” como argumentos para embasar seus dispositivos.

“Queremos fazer com que o uso de banheiros se limite à característica biológica de cada um e não à identidade de gênero”, chegou a dizer Ronilson, que está licenciado da Câmara.

Em 2016, o Ministério Público Federal pediu à Universidade Federal de Goiás (UFG) que fornecesse informações sobre a sinalização de banheiros masculinos e femininos no campus. Na ocasião, o órgão alegou ter recebido denúncias de que estudantes estariam sinalizando banheiros neutros na instituição.