LEGISLATIVO

Eleição antecipada da Câmara de Aparecida opôs Gustavo Mendanha e vice

A eleição antecipada para a presidência da Câmara Municipal opôs o prefeito Gustavo Mendanha (sem…

"Independente da posição, Podemos está fechado com Gustavo", diz Vilmarzin (Foto: Divulgação)

A eleição antecipada para a presidência da Câmara Municipal opôs o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) e o vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB). A reeleição de André Fortaleza (MDB) era vista como fundamental para que Mendanha tenha tranquilidade para se desincompatibilizar o cargo em 2022 e concorrer ao governo de Goiás.

Fortaleza foi reconduzido à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. A eleição dele inspirou-se em manobras executadas na Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Municipal de Goiânia. Causaram cisão dentro da Casa e no próprio partido.

Mariano lutou para que a reeleição fosse feita no prazo regimental, ou seja: somente no ano que vem. Assim, ele teria poder de influência nas decisões da casa legislativa. É que o prefeito e o vice-prefeito estão em guerra fria por este último não ter sido contemplado com indicações que gostaria.

Dissidências dentro do MDB

No entanto, Fortaleza articulou para que a eleição da Mesa Diretora fosse antecipada, mesmo com certa resistência do próprio prefeito, que queria outra data.

O grupo ligado a Gustavo Mendanha teme inclusive que Vilmar Mariano, caso assuma no ano que vem, reaproxime o MDB aparecidense do diretório estadual, comandado por Daniel Vilela, e consequentemente do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Mesa Diretora da Câmara de Aparecida de Goiânia

Eleição antecipada da Câmara de Aparecida de Goiânia revela disputa na prefeitura (Foto: Câmara de Aparecida – Divulgação)

Por enquanto, vereadores do MDB ouvidos pelo Mais Goiás continuam fechados com Gustavo Mendanha ou no mínimo esperando os próximos passos.

Eleição antecipada

André Fortaleza venceu a eleição com 15 votos, contra oito de Aldivo Araújo (MDB), que encabeçou a outra chapa e é nome próximo a Vilmar Mariano.

O vereador Aldivo Araújo, que já foi presidente da casa por duas vezes, criticou o atual presidente.

“Tem uns que a gente não gosta, respeita. Isso é muito importante: respeito. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Tem uns cabra aqui que não gosto pois são safados. Não gosto, mas respeito”, criticou em plenário.