Eleições 2018

Em Goiás, 27 municípios terão locais exclusivos para justificativa de voto

Para a votação das eleições de 2018, no dia 7 de outubro, 27 municípios goianos…

Para a votação das eleições de 2018, no dia 7 de outubro, 27 municípios goianos terão pontos exclusivos para justificativa de voto. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), serão 91 mesas, com o intuito de facilitar o acesso de eleitores. Em Goiânia, entre locais exclusivos estarão o Aeroporto Internacional Santa Genoveva e o Terminal Rodoviário de Goiânia, no Araguaia Shopping. As demais localidades podem ser encontradas no site do TRE-GO. Todos os pontos foram escolhidos devido à grande movimentação de pessoas.

Os outros municípios que vão receber as seções especiais são: Anápolis, Caldas Novas, Jataí, Pirenópolis, Orizona, Silvânia, Goiatuba, Porangatu, Maurilândia, Santa Helena de Goiás, Rianápolis, Jussara, Aporé, Chapadão do Céu, Lagoa Santa, Paranaiguara, São Simão, Goianira, Santa Teresa de Goiás, Formoso, Trombas, Montividiu o Norte, Campinaçu, Aparecida de Goiânia, e Luziânia. Acesse a lista com os locais e endereços completos.

O coordenador de sistemas eleitorais do TRE-GO, Patrício Rios Brandão, explica que as seções especiais para justificativa existem há alguns anos e que o foco das ações é nas cidades turísticas e na capital, onde há maior fluxo de pessoas. O objetivo é evitar filas e facilitar o serviço.  “A ideia é atender o eleitor que está em trânsito e não tem tempo e para evitar filas grandes. Tem tido uma boa participação, já tivemos até 500 justificativas por seção”, explica.

Além dos pontos específicos, quem estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar o voto em qualquer local de votação na cidade. Quem não puder justificar a ausência no dia da votação tem até 60 dias após as eleições para fazer isso, ou seja, até 6 de dezembro.

Uma novidade deste ano é o aplicativo E-título. Nele, o eleitor encontra dados da zona eleitoral e a situação cadastral. Pode servir, ainda, como identificação, principalmente em estados que adotaram o sistema da biometria, como Goiás. Basta baixá-lo no smartphone e inserir os dados pessoais. Patrício explica que o app também pode ser útil para consultar os novos números de seções eleitorais que foram alterados este ano.