Elogio

Em nota, Itamaraty endossa plano de paz de Trump favorável a Israel

Numa guinada da postura até então adotada pelo Brasil, o governo Jair Bolsonaro endossou nesta…

Trump acredita que vacina contra Covid fique pronta antes da eleição
Trump acredita que vacina contra Covid fique pronta antes da eleição

Numa guinada da postura até então adotada pelo Brasil, o governo Jair Bolsonaro endossou nesta quarta-feira (29) a proposta apresentada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para resolver o conflito entre palestinos e israelenses. A ideia delineada por Trump na terça (28) é amplamente favorável a Israel.

O Ministério das Relações Exteriores publicou nota na qual “saúda o plano de paz e prosperidade” apresentado pelo líder americano, alegando que ele configura uma “visão promissora para, após mais de sete décadas de esforços infrutíferos, retomar o caminho rumo à tão desejada solução do conflito israelense-palestino”.

“A proposta, que visa à convivência pacífica e viável, tanto do ponto de vista de segurança quanto territorial e econômico, do Estado de Israel e de um Estado palestino, constitui um documento realista e ao mesmo tempo ambicioso. Trata-se de iniciativa valiosa que, com a boa vontade de todos os envolvidos, permite vislumbrar a esperança de uma paz sólida para israelenses e palestinos, árabes e judeus, e para toda a região”, afirma o documento divulgado pela chancelaria brasileira.

Apesar de dizer que o plano de Trump contempla os dois lados do conflito, os palestinos não participaram da sua elaboração e dizem que ele não atende os seus interesses.

A Autoridade Nacional Palestina rechaça, por exemplo, a criação de um estado territorialmente descontínuo, bem como a declaração de que Jerusalém é “capital indivisível de Israel”.

A posição dos Estados Unidos sobre o status de Jerusalém não ficou clara no anúncio do plano, nesta terça-feira (28). Trump disse que Jerusalém permanecerá como “capital indivisível de Israel” ao mesmo tempo em que, de acordo com a proposta, a capital do Estado palestino ficaria em Jerusalém Oriental, onde os EUA abririam uma nova embaixada.

O primeiro-ministro de Israel afirmou, por sua vez, que a capital palestina ficaria em Abu Dis, um bairro localizado nos subúrbios de Jerusalém, a leste da cidade.

Tradicionalmente, o Brasil tem defendido o status final de Jerusalém só deve ser definido após negociações de paz que assegurem a coexistência dos dois estados, Israel e Palestina.

De acordo com diplomatas ouvidos pela reportagem, a proposta de Trump contraria a posição histórica do Brasil em relação ao tema em duas frentes. Primeiro porque o governo brasileiro vinha defendendo que a solução do conflito deveria ter como base negociações diretas entre palestinos e isralenses, o que não foi o caso. Além do mais -dizem esses diplomatas- o mapa do que seria o futuro estado da Palestina anexa a Israel territórios que, segundo resoluções internacionais, são dos palestinos.

O Brasil declarou apoio ao plano de Trump pouco depois de o presidente Bolsonaro ter se reunido com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

Principais pontos do Plano de Paz

– Possibilitar a criação de um Estado palestino com mais do dobro do tamanho do território atual, mas sem Exército e Força Aérea e sob controle de Israel a oeste do rio Jordão

– Estabelecer Jerusalém como capital “indivisível” de Israel, com a capital palestina ocupando partes do leste da cidade, onde os EUA abririam uma embaixada

– Reconhecer os assentamentos israelenses na Cisjordânia e o vale do rio Jordão como parte de Israel; nem palestinos nem israelenses serão forçados a deixar suas casas

– Congelar futuras ocupações de território palestino durante quatro anos, enquanto ocorrem as negociações da criação do Estado da Palestina

– Recusar o direito de retorno de palestinos refugiados a regiões perdidas para Israel em conflitos anteriores; eles poderão viver no futuro Estado da Palestina, integrar-se nos países em que vivem atualmente ou migrar para um novo país – Investimentos de US$ 50 bilhões por parte dos EUA no novo Estado palestino, que criaria 1 milhão de novos empregos e reduziria a pobreza pela metade

– Reconhecimento de Israel como Estado judeu

Depois da reunião, Shelley disse que apresentou a proposta a Bolsonaro. “Eu dei ao presidente indicações sobre a proposta de Trump e como Israel avalia o plano”, disse o embaixador à Folha de S.Paulo.

“Todas as pessoas que querem a paz defendem o plano, que é diferente dos anteriores”, acrescentou.

Na avaliação do embaixador, o Brasil tem adotado posições firmes e coerentes, como a nota sobre os 75 anos da liberação do campo de concentração nazista em Auschwitz, na Polônia.

“O Itamaraty fez uma outra sobre o Holocausto, que nunca tinha tido. E dá um grande apoio. As coisas estão caminhando bem e devagar.”

Já o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, criticou o plano e disse à Folha que solicitou uma audiência com o presidente brasileiro. Na avaliação dele, a proposta do governo norte-americano não traz paz para a região. “Não é um plano de paz, mas de imposição da postura israelense. Ele foi apresentado a nós em 2011 e foi recusado pelo governo palestino, porque não atende às aspirações do povo palestino”, disse.

O diplomata lembrou que o Brasil sempre foi aliado tanto de Israel como da Palestina e disse esperar uma postura de mediador do país sul-americano na negociação da proposta.

Na nota do Itamaraty, o governo brasileiro também diz que o plano proposto por Trump é compatível com “os princípios constitucionais que regem a atuação externa do Brasil, notadamente a defesa da paz, o repúdio ao terrorismo e a autodeterminação dos povos”.

“Desse modo, o Brasil estará pronto a contribuir com o processo de construção da paz, das maneiras que se afigurarem mais adequadas”.