Não foi dessa vez

Estados Unidos não endossa solicitação do Brasil para fazer parte da OCDE

Conforme divulgado pelo Notícias Uol, via agência Bloomberg, os Estados Unidos recusaram, nesta quinta-feira (10),…

Presidente de comissão da Câmara dos EUA diz para família Bolsonaro ficar longe da eleição americana
Deputado democrata afirma sobre vídeo compartilhado por deputado Eduardo Bolsonaro nas redes sociais: 'Vergonhoso e inaceitável'

Conforme divulgado pelo Notícias Uol, via agência Bloomberg, os Estados Unidos recusaram, nesta quinta-feira (10), a solicitação do Brasil para fazer parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi informado, ainda, que Washington só apoiou as ofertas de membros da Argentina e da Romênia.

O pedido teria sido rejeitado por Michael Pompeo, secretário de Estado dos EUA. A notícia foi publicizada graças a cópia de uma carta enviada a Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, no fim do mês passado.

Trecho do documento diz: “Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo lento que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão.”

Entrada na OCDE

Vale lembrar que, em março deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PSL), em conferência na Casa Branca, que apoiaria a entrada do Brasil no grupo que, atualmente, conta com 36 nações. O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, chegou a reiterar, em julho, o apoio.

O Bloomberg tentou contato com o governo brasileiro, mas não obteve resposta. O presidente, que costuma utilizar as redes sociais para anúncios e comentários, não publicou nada sobre o assunto.

(Com informações do Notícias Uol)