DESOMENAGEM

Família de Altamiro de Moura Pacheco critica mudança de nome do aeroporto de Goiânia

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de…

Quarentena para viajantes não vacinados passa a valer neste sábado (11); entenda as regras
Quarentena para viajantes não vacinados passa a valer neste sábado (11); entenda as regras - (Foto: Infraero - Divulgação)

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o projeto de lei em tramitação no Congresso que muda o nome do terminal para homenagear Iris Rezende (MDB). O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”. Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta

A família ressalta a importância de Iris Rezende para Goiânia, Goiás e Brasil, no entanto, diz que ele não concordaria com a “desfeita” com a memória de Altamiro de Moura Pacheco. Além disso, reforçou que o político tinha “imensa gratidão” pelo “desprendimento e compromisso com o futuro de Goiânia”.

Para homenagear Iris: mudança de nome do aeroporto de Goiânia passou pelo Senado

O plenário do Senado aprovou na terça-feira (23) projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.

O projeto de lei muda o nome do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva para Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende. A homenagem se soma a outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.

O autor do projeto é o senador Luiz do Carmo (MDB). O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria. “Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse.

Leia a carta divulgada pela família de Altamiro de Moura Pacheco

“A família do Dr. Altamiro de Moura Pacheco recebeu com perplexidade e preocupação a notícia da existência de um movimento no sentido de alterar o nome do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Esse nome é tradicional e tem uma razão de ser. A área onde foi construído o aeroporto foi , num gesto de amor a Goiânia, doada ao estado pelo saudoso Tio Altamiro para que, naquele local, fosse construído o novo aeroporto de nossa capital.

Na época, ele colocou apenas duas condições: que a área somente poderia ser destinada à atividade aeroportuária e que o novo aeroporto se chamasse Aeroporto Santa Genoveva. Essa exigência do nome era para que ele pudesse homenagear sua querida mãe, Dona Genoveva. As condições foram aceitas, a área doada e o aeroporto construído.

Goiânia, uma cidade jovem, está desprezando sua história e a memória de quem ajudou a construi-la. Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado.

Iris Rezende foi um político que engrandeceu nossa Goiânia, Goiás e o Brasil. Mas ele, se aqui estivesse, jamais permitiria que alguém fizesse uma desfeita desse porte com a memória do Dr. Altamiro. Aliás, Iris tinha imensa gratidão ao Tio Altamiro, porque foi ele que, num gesto de desprendimento e compromisso com o futuro de Goiânia, cedeu, por um valor simbólico, que não representava 1/10 (um décimo) do valor de mercado, sua fazenda de 1.000 alqueires, dentro de Goiânia , da qual a área do aeroporto Santa Genoveva fazia parte, para que servisse de reserva ecológica e ambiental de nossa Capital.

Nessa área, que hoje é um parque ecológico, foi possível a construção, pelo governador Marconi Perillo, da barragem do Ribeirão João Leite e do Sistema Produtor Governador Mauro Borges, que garantirá o fornecimento de água para a região metropolitana de Goiânia por mais 30 anos.

Se não tivesse espírito público e não atendesse ao apelo de Iris, que vale ressaltar, teve a visão de pensar no futuro das próximas gerações ao transformar essa área em um parque ecológico e pulmão de Goiânia, Tio Altamiro poderia muito bem ter cedido às enormes pressões e propostas milionárias para fracionar a fazenda e ali implantar vários empreendimentos imobiliários. Mas não o fez pelo seu amor a Goiânia e pelo apelo de Iris.

Portanto, não é justo “desomenagear” um homem da importância do Dr. Altamiro para homenagear outra figura importante de nosso Estado. Iris merece todas as homenagens, mas os políticos goianos precisam se atentar para o fato de que uma homenagem não pode desmerecer outra pessoa e sua família.

Temos assistido, com certa frequência, tentativas afobadas de homenagens sempre que há o falecimento de alguém relevante em Goiás. Iris, com certeza, será homenageado em um local em que não precise alterar nenhum nome já existente.

Nosso Aeroporto Santa Genoveva é conhecido por esse nome em todo país. Não podemos permitir que a memória de nossos antepassados seja desconsiderada pelas novas gerações. Temos certeza de que o responsável pela proposição dessa homenagem não tinha conhecimento da verdadeira história do Aeroporto Santa Genoveva.

Por essa razão, apelamos ao ilustre senador Luis do Carmo propositor da homenagem , bem como ao Senador Vanderlan Cardoso , relator do projeto, que em memória do Tio Altamiro, reflua dessa intenção de alterar o nome do nosso aeroporto. A família de Iris como a família do Senador Luiz do Carmo com certeza, não ficariam felizes se, daqui a alguns anos, alguém mudasse o nome de um local público que tivesse o nome do senador autor da proposta, ou do nosso querido ex-prefeito e ex-governador Iris Resende .

Fica aqui nosso apelo público para que respeitemos a memória de quem foi homenageado ao longo de nossa história. Desde já, agradeço a compreensão dos senadores Luiz do Carmo e Vanderlan Cardoso e da família do inesquecível Iris Rezende, um dos maiores políticos de nossa história.

Com certeza encontraremos um belo local para fazer a justa homenagem que Iris merece”.