SEGUNDO TURNO

Flávia e Nelto mudaram votos na PEC dos Precatórios; veja votos dos goianos

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (9), em segundo turno a proposta…

Flávia e Nelto mudaram votos na PEC dos Precatórios; veja votos dos goianos
Flávia e Nelto mudaram votos na PEC dos Precatórios; veja votos dos goianos (Foto: Cleia Viana - Câmara Federal)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (9), em segundo turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Precatórios (PEC 23/2021) por 323 votos favoráveis a 172 contrários. Em Goiás, José Nelto (Podemos) e Flávia Morais (PDT) mudaram o voto para “não” e acompanharam Rubens Otoni (PT) e Elias Vaz (PSB).

Votaram sim: Adriano do Baldy (PP), Alcides Rodrigues (Patriota), Célio Silveira (PSDB), Delegado Waldir (PSL), Dr. Zacharias Calil (DEM), Elias Vaz (PSB), Francisco Jr. (PSD), Glaustin da Fokus (PSC), João Campos (Republicanos), José Mario Schreiner (DEM), Lucas Vergilio (Solidariede), Magda Mofatto (PL), Professor Alcides (PP), e Vitor Hugo (PSL).

Sobre o PDT, a bancada do partido – que antes votou em peso na PEC (15 de 20) – resolveu se reposicionar após o presidenciável Ciro Gomes suspender sua pré-candidatura e o presidente do nacional do partido, Carlos Lupi, entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a votação, que teve autorização para participações remota.

Em relação ao Podemos, recém-filiado e possível pré-candidato a presidência Sergio Moro já havia criticado a proposta. “Aumentar o Auxílio Brasil e o Bolsa Família é ótimo. Furar o teto de gastos, aumentar os juros e a inflação, dar calote em professores, tudo isso é péssimo. É preciso ter responsabilidade fiscal”, escreveu à época, no Twitter.

PEC dos precatórios

Como se sabe, a Câmara aprovou na noite desta terça-feira (9), em segundo turno, a PEC dos Precatórios. A medida é prioridade do Executivo para garantir o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 de dezembro até o final de 2022.

Pela proposta, cerca de R$ 90 bilhões devem ser liberados para despesas no próximo ano. O texto ainda precisa passar pelo Senado.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) deve ser o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O senador e presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse nesta quarta (10), que a proposta deve ser incluída na pauta da sessão ainda este mês.