LEVANTAMENTO

Genial/Quaest: 4% é a diferença da rejeição entre Bolsonaro e Ciro

A nova rodada da Pesquisa Genial/Quaest mostra que o pré-candidato do PDT Ciro Gomes está…

Campanha de Ciro defende uso de tecnologia para acompanhar paciente no SUS
Campanha de Ciro defende uso de tecnologia para acompanhar paciente no SUS (Foto: Agência Brasil)

A nova rodada da Pesquisa Genial/Quaest mostra que o pré-candidato do PDT Ciro Gomes está a 4% de distância do presidente Jair Bolsonaro (PL) em rejeição. O pedetista aparece com 55% contra 59% do atual mandatário País.

Na rodada anterior, em junho, Ciro tinha 52% contra 60% de Bolsonaro. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em terceiro na rejeição, com 41%. Ele “ganhou” 1% em relação a última pesquisa.

Vale citar, o levantamento ouviu 2 mil eleitores de 29 de junho a 2 de julho em 123 municípios das 27 unidades da federação. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-01763/2022.

(Imagem: Reprodução – Genial/Quaest)

Intenção de votos

Em relação a intenção de votos, Lula segue em primeiro lugar com 45% dos votos. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%; e Ciro Homes, apesar de rejeição aproximada com o presidente, 6%.

André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 2%, enquanto Pablo Marçal (Pros), 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6%, mesmo número dos indecisos.

No segundo turno, Lula lidera em todos os cenários. 53% a 34% contra Bolsonaro; 52% a 25% contra Ciro; e 55% a 20% contra Tebet.