Acirramento

Grupo fecha com 19 vereadores em disputa pela presidência da Câmara

Após reunião realizada na tarde de terça-feira (29), 19 vereadores fecharam grupo para eleição da…

Grupo dos 19 já chegou a ter 22 vereadores. Oposição, com 16, quer pelo menos mais dois conquistar Mesa Diretora da Câmara Municipal (Foto: Reprodução)
Grupo dos 19 já chegou a ter 22 vereadores. Oposição, com 16, quer pelo menos mais dois conquistar Mesa Diretora da Câmara Municipal (Foto: Reprodução)

Após reunião realizada na tarde de terça-feira (29), 19 vereadores fecharam grupo para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia. O time é considerado de situação à atual composição, que gira em torno de nomes fortes na casa como o atual presidente, Romário Policarpo (Patriota), Clécio Alves (MDB) e Anselmo Pereira (MDB). Chapa publicou foto com adeptos em resposta ao avanço do grupo opositor, que na segunda-feira (28), conquistou novos cinco nomes, de modo a ficar com 16 integrantes. Ao menos 18 são necessários para a eleição.

A mencionada foto mostra adesão de Romário Policarpo (Patriota), Cabo Senna (Patriota), Clécio Alves (MDB), Izídio Alves (MDB), Henrique Alves (MDB), Anselmo Pereira (MDB), Kleybe Morais (MDB), Juarez Lopes (PDT), Sandes Júnior (PP), Santana Gomes (PRTB), Mauro Rubem (PT), Pedro Azulão (PSB), Bruno Diniz (PRTB), Geverson Abel (Avante), Luciúla do Recanto (PSD), Pastor Isaías Ribeiro (Republicanos),  Willian Veloso (PL), Pastor Wilson (PMB) e Aava Santiago (PSDB). A composição, entretanto, já chegou a ter 22 nomes.

Ainda não há definição, em ambos os grupos, de quem assumiria a presidência, as vice-presidências e a comissões. No entanto, duas coisas são certas: a articulação de Policarpo e o MDB enquanto fiel da balança. O primeiro por articular em torno do grupo e o partido por ter presença forte na Câmara e ter o prefeito eleito Maguito Vilela (MDB).

Oposição

Do outro lado está o grupo encabeçado por Lucas Kitão (PSL) e Sabrina Garcez (PSD) que conquistou novos cinco nomes na segunda-feira (28), chegando a 16 vereadores. Entre os “novos nomes” estão Dr Gian, Ronilson Reis, Gabriela Rodart, Joãozinho Guimarães e Edgar Duarte Careca.

De acordo com matéria veiculada pelo Blog Poder em Jogo, estes deixaram a base de apoio à reeleição de Romário Policarpo (Patriotas) por conta de insatisfação com o articulador do grupo, o ex-deputado Santana Gomes. Todos eles são também contrários à distribuição de diretorias da Câmara a atuais vereadores derrotados nas últimas eleições.

A eleição deve ocorrer a partir de fevereiro, quando as primeiras sessões da próxima legislatura têm início.