HOMENAGEM POLÊMICA

Investigado por desvio de joias e presentes, Bolsonaro receberá título de cidadão goiano nesta sexta (18)

Ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro também pode ser contemplada

Após delação, Bolsonaro diz que
Após delação, Bolsonaro diz que "jamais tomou qualquer atitude que afrontasse o Estado Democrático de Direito" (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil)

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) volta a Goiânia nesta sexta-feira (18/08) para receber o título de cidadão goiano na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A homenagem será concedida em meio a uma investigação da Polícia Federal que apura desvios de jóias e presentes recebidos durante seu período à frente de Brasília.

Bolsonaro tornou-se alvo da Polícia Federal por tentar desviar e negociar presentes que recebeu enquanto esteve à presidência da República. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, viu indícios de de um esquema tocado pelo ex-presidente.

O ministro diz que a Polícia Federal (PF) identificou que valores obtidos com a venda dos presentes “eram convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal do ex-Presidente da República, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem localização e propriedade dos valores”.

Na decisão, Moraes afirma também que há indícios de que Bolsonaro e quatros auxiliares — Mauro Cid, Marcelo Câmara, Osmar Crivellati e Marcelo da Silva Vieira — “atuaram para desviar presentes de alto valor recebidos em razão do cargo pelo ex-Presidente da República e/ou por comitivas do governo brasileiro, que estavam atuando em seu nome, em viagens internacionais, entregues por autoridades estrangeiras, para posteriormente serem vendidos no exterior”.

Em meio à contexto polêmico, Michelle Bolsonaro também pode ser homenageada

O deputado estadual Fred Rodrigues (DC) também quer render homenagens a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). O título de cidadã goiana está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Os parlamentares debatem o assunto em meio à polêmica do escândalo das jóias e presentes.

Ao apresentar a proposta, Fred provocou a imprensa e setores ligados à esquerda goiana. “Apresento o título também a Michelle Bolsonaro, para ajudar esse pessoal a ficar mais tranquilo”, disse durante a apresentação do requerimento na Assembleia. Ela é alvo de um pedido de quebra de sigilo na esteira do caso dos desvios de jóias e presentes recebidos durante o período em que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve à frente de Brasília.