Disputa na capital

Iris diz que continua focado para tentar vencer no primeiro turno

As pesquisas Serpes/O Popular mostraram um crescimento do candidato do PMDB a prefeito de Goiânia…

As pesquisas Serpes/O Popular mostraram um crescimento do candidato do PMDB a prefeito de Goiânia Iris Rezende entre 14 e 28 de agosto, quando o ex-prefeito pulou de 31,9% para 37,1% na pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos prefeitáveis aos eleitores ouvidos. Mas na sequência, nas rodadas dos dias 4, 11 e 18 de setembro, Iris manteve-se estável, quando oscilou de 37,8% para 37,6% e manteve o mesmo percentual no levantamento divulgado no domingo (18).

Enquanto isso, Iris viu seu adversário, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) se aproximar com crescimento nas três últimas rodadas Serpes/O Popular, quando saiu de 14,8% em 29 de agosto para 17% em 4 de setembro, 21,1% no dia 11 e 27,1% ontem.

Mesmo assim, o peemedebista disse na manhã desta segunda-feira (19), em entrevista coletiva durante sabatina na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), que continua focado em buscar a vitória nas urnas no dia 2 de outubro.

“Olha. Eu estou preocupado, mas muito preocupado mesmo, em vencer as eleições no primeiro turno. Estou trabalhando para isso de dia e de noite fazendo caminhadas, carreatas, reuniões. Por quê? Porque ao invés de ir disputar segundo turno, eu já estaria era preparando para assumir a prefeitura e dar aquele choque administrativo logo na primeira semana.”

Sobre o resultado, que mostra uma estagnação de Iris nas pesquisas e um crescimento do segundo colocado, que saiu da terceira posição e está hoje a 10,5 pontos porcentuais de diferença nas intenções de votos registradas pelo peemedebista, o discurso é de tranquilidade.

“Eu não me dirijo por pesquisas. A vida me ensinou que nem sempre acontece como preveem os pesquisadores. Ainda mais em uma cidade com 1 milhão e 400 mil habitantes consultar 600 pessoas? Isso é relativo. Então eu faço a minha campanha levando as minhas propostas. Se o povo entender que são as melhores, amanhã eu estarei eleito. Se não entender, eu tenho a humildade de suficiente para dizer que na democracia quem manda é o povo no momento do voto. E eu respeito a vontade do povo.”

Saneago em Goiânia
Sobre a concessão da exploração dos serviços de água e esgoto em Goiânia por mais 30 anos para a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), uma empresa estatal estadual, o peemedebista se mostrou preocupado. “Foi aprovada uma prorrogação de não sei mais quantos anos sem consultar a sociedade, sem ninguém tomar conhecimento. Por outro lado já diziam que a Saneago já estaria sendo terceirizada lá pelo governo, que estaria recebendo mais 30 anos de concessão. Goiânia tem que exigir respeito.”

Para Iris, o serviço de água e esgoto deve seguir o que determina a Constituição e ser executado pelo município. “Goiânia deu 30 anos de concessão. Acho que foi plausível na época porque o Estado é que construía Goiânia. Mas agora a Prefeitura de Goiânia abrir mão do servido de água e de esgoto por mais 30 anos para que o Estado terceirize para quem a gente não sabe. Não não. Sendo eleito prefeito eu vou exigir respeito a Goiânia”, concluiu.