CONSENSO

Jânio Darrot é a aposta dos principais nomes do PSDB para 2022

Tucanos goianos já tem um nome em mente para representar o partido na disputa ao…

Jânio será o candidato do Patriota ao governo, garante Jorcelino Braga
Jânio será o candidato do Patriota ao governo, garante Jorcelino Braga (Foto: Reprodução / Facebook)

Tucanos goianos já tem um nome em mente para representar o partido na disputa ao governo do Estado em 2022: Jânio Darrot. Ao Mais Goiás, deputados revelaram a preferência pelo atual presidente da sigla como futuro candidato a governador.

Para o deputado estadual Talles Barreto, Jânio fez um bom trabalho à frente do PSDB e também como gestor de Trindade. Da mesma forma, o também parlamentar estadual Helio de Sousa diz que o tucano tem uma bela história na vida privada e política, além de ser competente no que assume. “Competente como empresário, brilhante como prefeito e como presidente do PSDB”, declara.

Recém-empossado na Assembleia Legislativa, Francisco Oliveira é enfático ao responder sobre a preferência por um nome do partido na disputa: “Jânio disparado.” Ele vê o ex-prefeito de Trindade como alguém com gestão, além de ser um empresário de sucesso e figura pública respeitada.

“Assumiu o partido em uma crise muito forte e se saiu bem. Circula bem em todos os segmentos”, completa.

Entre os deputados estaduais, Gustavo Sebba foi o único que abriu a questão. Para ele Jânio é, de fato, um bom nome para o partido, mas não descarta a possibilidade do ex-governador José Eliton também ser o postulante, como ocorreu em 2018.

Deputado federal

O Mais Goiás também conseguiu falar brevemente com o deputado federal Célio Silveira. Ele também defendeu o nome de Jânio. Contudo, não quis se aprofundar sobre o tema.

Célio, vale destacar, pode estar de saída do PSDB, que perderia seu único deputado federal. O congressista também não comentou a questão.

O portal também procurou a deputada estadual Lêda Borges e outros nomes expressivos do partido, como os prefeitos de Minaçu, Carlos Lereia, e de Uruaçu, Valmir Pedro. Contudo, não houve retorno.

José Eliton

O ex-governador José Eliton é cotado para assumir a vaga de Jânio como presidente estadual do PSDB. Nas palavras dele, ainda está “amadurecendo” a ideia. Ainda segundo ele, é consenso que o partido lançará candidatura em 2022 para corrida pelo Palácio das Esmeraldas e o principal postulante é o ex-prefeito de Trindade.

“Com isso, é importante abrir conversas com partidos que entendam essa questão”, declarou ao lembrar que ainda existem as vagas de vice e senador, na chapa.

Jânio segue na presidência até abril deste ano. José Eliton ainda não definiu se assumirá o cargo. Contudo, o ex-governador entende que os partidos de oposição devem observar – além das diferenças – o ponto de convergência: democracia, respeito, visão humanista, valorização da ciência e da imprensa.