COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

José Dirceu critica presidente do Banco Central: “está errado”

Ex-ministro de Lula defende necessidade de reformas estruturais no país

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou com veemência os rumos da política econômica brasileira. Em entrevista  UOL Economia, nesta terça-feira (27/5, ) ele defendeu a necessidade urgente de reformas estruturais no país. 

“A política monetária não tem mais os efeitos que tinha no passado. O próprio FED reconhece isso, na União Europeia se reconhece isso”, afirmou. Em seguida, fez duras críticas ao atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo. Também questionou o uso  dos juros altos como instrumento de combate à inflação.

Dirceu, aponta erros no passado em relação a como o Brasil combate a inflação alta. Para ele. Segundo ele, a alta nos preços é casada por fatores estruturais, como custo da energia e alimentos. Ele diz que somente a inflação de demanda justificaria o aumento dos juros. “Nos Estados Unidos, isso não entra no cálculo. A Europa subsidiou os alimentos e os aluguéis. Os Estados Unidos emitiram 5 trilhões de dólares, a Europa está emitindo 800 bilhões de euros com uma política industrializante”, destacou. Dirceu afirma que o Brasil está na contramão das principais economias do mundo.