IMPROBIDADE

Justiça afasta prefeito de Joviânia por 120 dias

A justiça afastou, liminarmente, o prefeito de Joviânia, Renis Eustáquio Gonçalves (Renin), em ação de…

Justiça cassa liminar que afastou prefeito de Joviania
Justiça cassa liminar que afastou prefeito de Joviania (Foto: Reprodução)

A justiça afastou, liminarmente, o prefeito de Joviânia, Renis Eustáquio Gonçalves (Renin), em ação de improbidade administrativa promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), por 120 dias. O promotoria entrou com ação contra o gestor por causa da realização de uma carreata em 28 de maio, em comemoração a alta médica do prefeito, que foi internado por causa da Covid-19. A decisão foi da juíza Daniela Cláudia Le Suer Ramaldes.

O evento, segundo o MP-GO, foi realizado sem a comunicação das autoridades competentes (MP, Poder Judiciário e Polícia Militar) e causou aglomeração. Além disso, a celebração utilizou bens e serviços públicos do município de forma ilegal, e teve servidores como convidados, bem como um jantar, informou o órgão.

O filho de Renin, Renis Eustáquio Gonçakves Filho e Eloy Pereira Tavares Neto, responsável pelo marketing do município, também foram punidos. O trio está proibido de fazer eventos públicos ou particulares que gerem aglomeração de pessoas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A juíza ainda proibiu que os acionados entrem em prédios públicos municipais, exceto aqueles de saúde. O intuito é impedir interferências na apuração dos fatos até o final do processo. Daniel também determinou o bloqueio dos bens de cada um em R$ 500 mil.

O portal tentou contato com a prefeitura de Joviânia, por telefone, mas não teve sucesso. O portal não conseguiu o contato do prefeito e dos outros dois. O espaço segue aberto.