MP

Justiça suspende secretário de Educação de Luziânia por contratação irregular de advogada

A Justiça suspendeu o secretário de Educação de Luziânia, Tiago Ribeiro Machado, do exercício do…

Secretário de Educação de Luziânia (Foto: Reprodução)

A Justiça suspendeu o secretário de Educação de Luziânia, Tiago Ribeiro Machado, do exercício do cargo após decisão da 2ª Vara Criminal. O Ministério Público de Goiás apontou irregularidades em um contrato firmado entre o auxiliar do Executivo e uma empresa de advocacia.

Com isso, a advogada Thaís Moraes de Sousa teve o contrato de assessoria jurídica firmado com a secretaria interrompido. A Justiça determinou ainda sequestro de bens e valores dos dois denunciados no valor R$ 704 mil.

A juíza Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira apontou que o secretário aproveitou-se do cargo de chefia exercido e beneficiou a advogada com a contratação de sua sociedade advocatícia, sem licitação, com ganhos mensais de R$ 17 mil.

“Com efeito, os documentos trazidos até o momento indicam a ocorrência dos crimes apontados na denúncia, fazendo crer que os acusados possuem bens que são produtos ou proveitos do crime e, mais, apontam para a necessidade eventual futura reparação dos danos causados ao erário”, pondera a magistrada.

Denúncia

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu no ano passado. Na ocasião, enquanto secretário de Educação, Tiago Ribeiro possibilitou a contratação direta do escritório de advocacia.

A denúncia aponta que aproveitando-se do cargo, o secretário organizou procedimento administrativo célere e simplificado, inserindo declarações falsas em documento público. Assim, promoveu a contratação de “Thais Moraes de Sousa Sociedade Individual de Advocacia”, em agosto de 2021. Ela foi advogada dele ao longo da campanha eleitoral de 2020.

O Mais Goiás tenta contato com os envolvidos. O espaço está aberto para livre manifestação.