HOMENAGEM

Lei dá título de cidadania goiana ao minnistro Luiz Fux, do STF

Fux será o terceiro ministro da atual composição do STF a receber título de cidadania goiana

Ministro Luiz Fux, do STF (Foto: Agência Brasil)
Ministro Luiz Fux, do STF (Foto: Agência Brasil)

Foi publicada no Diário Oficial a lei nº 23.478 de 13 de junho de 2025, que concede o título de cidadania goiana ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta foi assinada pelos deputados Bruno Peixoto (UB), Talles Barreto (UB) e Clécio Alves (Republicanos).

Fux é o terceiro ministro da atual composição do STF a ser agraciado com o título. Antes dele, receberam-no Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Fux nasceu em 26 de abril de 1953, no Rio de Janeiro. Tem graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e, em 2009, obteve o título de Doutor em Direito Processual Civil por aquela instituição.

Foi professor livre docente de Processo Civil e professor titular de Processo Civil da Uerj. Em 1982, mediante aprovação em primeiro lugar, ingressou na carreira da magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Em 2001, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 10 de fevereiro de 2011, Fux foi nomeado ministro do Supremo pela então presidente Dilma Rousseff, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Eros Grau, tomando posse em 3 de março do mesmo ano.