COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Lucas do Vale propõe sistema biométrico de identificação para recém-nascidos

Parlamentar explica que visa criar uma camada adicional de proteção e segurança

O deputado estadual Lucas do Vale (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa projeto que prevê o estabelecimento de adoção do sistema biométrico de identificação para recém-nascidos em Goiás. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Segundo a proposição, ficará determinado que a retenção das impressões digitais dos bebês acontecerá imediatamente após o nascimento; as unidades de maternidade e hospitais devem estar equipadas com os dispositivos necessários para efetuar a coleta das impressões digitais dos recém-nascidos, em conformidade com as normativas e padrões estabelecidos pelos órgãos competentes; as informações biométricas colhidas serão armazenadas em um banco de dados centralizado, de acesso restrito e seguro, sob a responsabilidade da autoridade estadual competente; a adesão ao sistema biométrico é obrigatória em todas as instituições de maternidade e hospitais  públicos e particulares no âmbito de Goiás, incumbindo às respectivas instituições garantir a efetiva implantação do sistema.

Em justificativa, o parlamentar explica que visa criar uma camada adicional de proteção e segurança para os recém-nascidos e suas famílias, reduzindo a possibilidade de erros de identificação e evitando o sofrimento humano resultante de situações de troca.

“A crescente preocupação com a segurança, bem-estar e identificação dos recém-nascidos demanda medidas efetivas que assegurem a integridade desses indivíduos tão vulneráveis. A implementação dessa proposta é uma resposta estratégica e proativa para enfrentar desafios reais, como as situações de troca de bebês”, conclui o parlamentar.