CONGRESSO

“Mandato é de oito anos”, alerta Vilmar Rocha sobre escolha de senador

“Mandato é de oito anos”, lembrou o candidato ao Senado Vilmar Rocha (PSD) sobre o…

“Mandato é de oito anos”, alerta Vilmar Rocha sobre escolha de senador
“Mandato é de oito anos”, alerta Vilmar Rocha sobre escolha de senador (Foto: Reprodução - Facebook)

“Mandato é de oito anos”, lembrou o candidato ao Senado Vilmar Rocha (PSD) sobre o período que os senadores eleitos passam no Congresso. “Se daqui quatro anos você quiser mudar o seu deputado federal, o estadual ou até o governador, você pode. O senador, não. É um mandato longo”, afirmou à Rádio Cultura, em Catalão.

Segundo ele, que é um dos três nomes que faz parte da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) – os demais são delegado Waldir e Alexandre Baldy -, é preciso prestar atenção a este detalhe na hora de escolher o nome que irá ao Senado. “É importante prestar atenção nisso e escolher bem o senador. Apenas 27 serão eleitos em todo o Brasil e é fundamental que seja alguém com capacidade, com equilíbrio e com conhecimento.” Nesta eleição há apenas uma vaga para aquela Casa. O pleito ocorre em 2 de outubro.

“O deputado federal representa o povo, as categorias, os grupos. O senador representa o Estado e o mandato é longo para que eles não pensem no imediatismo e não apenas nas políticas emergenciais, de governo. O senador pensa nas políticas permanentes, nas questões da política externa, nos controles aos tribunais superiores, entre outras questões da alta política nacional”, explica e completa dizendo que o mandato é maior, também, para dar mais estabilidade institucional ao País. “O Senado tem esse papel de ser uma Casa revisora de leis, de cuidar dessas políticas permanentes e é importante que ele tenha essa estabilidade e garanta isso para a República”.

Vale citar, levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás do último sábado (17) aponta Vilmar Rocha (PSD) com 4,38% das intenções de voto. Na dianteira está o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 21,71%. O deputado federal delegado Waldir (União Brasil) vem em segundo com 17,33% e é seguido pelo ex-senador Wilder Morais (PL) que aparece com 16,67%. O quarto é Alexandre Baldy (PP), 9,24%.

O quinto colocado é o deputado federal João Campos (Republicanos) com 6,29% dos votos. Tem, ainda, a candidata do PCdoB Denise Carvalho com 2,95%. Ela está à frente do empresário Leonardo Rizzo (Novo), 2,86%, e de Manu Jacob, 2,19% . Brancos e nulos somaram 6,95%. Indecisos 9,43%.

O levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás ouviu 1.050 eleitores de 12 a 15 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são BR-03634/2022 e GO-07244/2022.