Presença forte nas redes

Marconi conquista 150 mil seguidores no Facebook

As redes sociais já viraram território obrigatório para administradores públicos. Mais que ter perfis em…

As redes sociais já viraram território obrigatório para administradores públicos. Mais que ter perfis em Facebook, Twitter, Instagram, os políticos querem criar um canal de comunicação com os internautas e saber o que se passa no ambiente digital. Pioneiro em Goiás na internet, o governador Marconi Perillo acaba de atingir a marca de 150 mil amigos no Facebook. Nos últimos dois anos, Marconi passou a ter mais interação com a comunidade digital e ampliou sua rede de contatos.

“As redes sociais ajudam a governar e apontam o caminho a ser seguido pelo gestor público. Não se pode ignorar as demandas que surgem no ambiente digital. Elas precisam ser debatidas e analisadas com seriedade. É isso o que fazemos em nosso governo. Deixamos de ver as redes sociais apenas como canal de divulgação. A internet hoje é praticamente um braço do governo e nos ajuda a tomar decisões”, diz Marconi.

Uma das novidades adotadas pelo governador foi o hangout, quando responde perguntas, ao vivo, de internautas. Marconi debate temas relevantes do Estado e tem a oportunidade de esclarecer dúvidas dos cidadãos. O governador explica como captura as demandas que aparecem no mundo digital e transforma esse material em ações efetivas do governo.

“O que vemos e recebemos no Twitter, Facebook e Instagram não definem automaticamente as ações do governo. Usamos esses canais para absorver o que está sendo discutido pela sociedade civil. Na política moderna, isso é obrigatório. O  governante que não se baliza pelas redes sociais está fadado ao fracasso”, avalia o governador.

Para Marconi, acabou-se o tempo em que o chefe do Executivo decidia tudo sozinho e comandava todas ações. O governador lembra da crise política que começou a se espalhar pelo Brasil em 2013 e foi anunciada pelos protestos de rua.

“Quando milhões de pessoas foram às ruas reclamar de corrupção, altos impostos e deficiências em serviços de transporte, educação e segurança era porque algo estava muito errado. O governo federal da época errou ao não estabelecer, de fato, um canal de diálogo com a população. Tentaram empurrar o problema e ignoraram os anseios das ruas e da internet. A revolta só cresceu e culminou no processo de impeachment”.

Comunicação inovadora

"(Foto:

O comando da comunicação digital do governador Marconi Perillo é do jornalista João Bosco Bittencourt, expert e craque em mídia social. Ele acompanha o governador desde 2009 e goza da total confiança de Marconi. O objetivo do governador é aumentar a interatividade e estar cada vez mais presente nas redes.

A disposição de Marconi é estar sintonizado com a população e conectado com as novidades digitais para ajudar no avanço da comunicação. Marconi é conhecido por nunca desligar do trabalho e chega a despachar com os secretários usando o What’s App.

O governo de Goiás aumentou seus canais de diálogo com a população goiana e Marconi hoje é referência na internet e redes sociais. O mérito do governador é conseguir captar rapidamente o que está sendo debatido no ambiente digital e levar este conteúdo para a frente de trabalho do governo, transformado a demanda em ação.