DISPUTA AO SENADO

Marconi propõe criação de mais três universidade federais em Goiás

O candidato a senador Marconi Perillo (PSDB) disse que vai propor criação de mais três…

Cortes no orçamento do MEC impactam em mais de R$ 15 mi a UFG (Foto: divulgação/UFG)
Reitoria da UFG (Foto: UFG - Divulgação)

O candidato a senador Marconi Perillo (PSDB) disse que vai propor criação de mais três universidades federais em Goiás, se for eleito. “A duras penas, conseguimos ter duas em meus governos: a de Jataí e a de Catalão. Não tenho dúvida de que precisamos qualificar o ensino superior e ter pelo menos mais três”.

De acordo com Marconi, os locais mais propícios para as instalações de novas universidades federais são no Entorno do Distrito Federal, em Aparecida de Goiânia e em Anápolis. Ele disse que, se eleito, atuará para viabilizar esses projetos, durante sabatina, na Fonte TV e Fonte FM.

Educação

O ex-governador ainda apontou que nos governos tucanos a Educação foi valorizada, o que gerou bons resultados durante os anos seguintes. “Quando assumi o terceiro governo, em 2011, encontrei a situação da educação em um patamar ruim. Goiás estava em 16º no ensino médio”, lembrou.

“Com muito esforço, mudança na matriz curricular, introdução de uma série de inovações, valorização do professor, introdução de laboratórios, escolas em tempo integral e escolas militares, conseguimos chegar, em 2013, ao primeiro lugar no Ideb”, afirmou.

Para ele, é necessário mais investimento, inclusive do governo federal, que concentra recursos no ensino superior.

Pesquisa

Levantamento Goiás Pesquisa/Mais Goiás aponta Alexandre Baldy (PP) como o líder em rejeição na disputa pelo Senado com 29,9. O ex-governador Marconi Perillo aparece em segundo com 22,19%, enquanto o terceiro é Delegado Waldir (União Brasil).