GUSTAVO SEBBA

Marqueteiro Ademir Lima pode assumir campanha do PSDB em Catalão

“Está tarde, mas ainda dá tempo”: é o que diz o marqueteiro Ademir Lima sobre…

Marqueteiro Ademir Lima negocia pré-campanha do PSDB, em Catalão
Marqueteiro Ademir Lima negocia pré-campanha do PSDB, em Catalão

“Está tarde, mas ainda dá tempo”: é o que diz o marqueteiro Ademir Lima sobre a possibilidade de assumir campanha do deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) a prefeito de em Catalão. Ao Mais Goiás, Ademir – conhecido no meio político como o “mago” – admite que foi procurado pelo ex-prefeito Jardel Sebba para conversar, mas que o encontro entre eles ainda não aconteceu.

Ademir afirma ter “relação fraterna” com Jardel. Para o caso de assumir a empreitada, o marqueteiro adianta que será necessário uma pesquisa qualitativa que mostre como está o humor do eleitor catalano. “O ideal é abrir a pré-campanha na virada do ano. Embora não tenha ocorrido isso, é preciso que eles me deem condição para trabalhar”. Em que pesem as dificuldades, Ademir afirma que gosta de eleição assim.

“Eu não sou mais que ninguém, mas tenho experiência”, diz. “Não ajo baseado na minha vontade. Uso técnicas, baseio-me sempre em pesquisas”.

O publicitário afirma que trabalha com um tipo de pesquisa chamada “painel”. Nela, as mesmas pessoas são entrevistadas repetidas vezes para que o pesquisador detecte mudanças de humor. “Também é preciso fazer uma pesquisa quantitativa e uma em profundidade. Ver o sentimento em relação ao menino [Gustavo]”.

“O menino”

O deputado estadual Gustavo Sebba amealhou, em Catalão, 6.419 votos (14,52% dos votos da cidade) na eleição de 2018. Aliados do parlamentar esperavam que ele obtivesse uma votação maior no seu reduto eleitoral.

Ademir minimiza o fato e diz que a eleição de legislativo é diferente de Executivo. “São votos descolados. Para prefeito, a pessoa vota pela vantagem que possa ser levada a ela; para deputado, vereador, vota em quem pensa igual”.

Na avaliação do profissional de marketing, se Gustavo apresentar um projeto de governo e propostas mais atrativas que os demais, estará forte na disputa.

Marketing

Atualmente, Ademir assessora oito pré-candidatos a prefeito: Eurípedes (PSC), de Bela Vista; Janayna Wolpp (PSC), de Itaberaí, Edmário Barbosa, ex-prefeito de Inhumas; Coronel Marcelo, de Catauraí; Rodrigo Acher (PSD), novato, em Cristianópolis; Rodrigo Cezar (irmão do deputado estadual Paulo Cezar), em Pirenópolis; e Mário Macaco (PSDB), prefeito de Itapaci.

Segundo ele, em seu melhor ano – 2008 –, assumiu 21 campanhas e fez 19 candidatos. Ele lembra, por exemplo, que, em 2012, estava com Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade. Ele participou, ainda, da pré-campanha de Vanderlan Cardoso (PSD) para governador, em 2010, até a pré-convenção. Em 2018, ele participou de algumas consultorias na pré-campanha do governador José Eliton (PSDB), mas não chegou a coordenar.

Em Catalão, além de Gustavo, são pré-candidatos o atual prefeito, Adib Elias, e o agropecuarista, Elder Galdino.