TSE

MBL diz ter conseguido assinaturas suficientes para criar partido

Desde 2023, o movimento tem se mobilizado em torno de uma sigla própria, o "Missão"

Imagem durante a live do MBL
MBL afirma ter conseguido assinaturas suficientes para criar partido (Foto: reprodução/youtube)

O Movimento Brasil Livre (MBL) anunciou que alcançou o número mínimo de apoios para registrar um novo partido político, nesta quinta-feira (26). Desde 2023, o MBL tem se mobilizado em torno de uma sigla própria, o “Missão”.

Segundo coordenadores do movimento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou assinaturas e confirmou que o MBL reuniu mais do que os 547.042 apoios necessários para dar seguimento ao processo de criação de um partido político.

Os membros do MBL comemoraram a validação das assinaturas durante uma live. Por volta das 13h30, o secretário-geral do partido, Victor Couto, leu um certificado da Justiça Eleitoral que comprova os apoiamentos. “É com esse documento que a gente pode ir para o TSE“, disse.

Agora, o MBL estará apto a dar entrada formalmente no registro do partido junto ao TSE. A criação efetiva da sigla dependerá da aprovação, pela Corte Eleitoral, do estatuto e do registro do órgão de direção nacional.

A espera é que o processo de formalização do partido seja concluído a tempo das eleições de 2026. Se o Missão estiver apto a disputar o próximo pleito, a sigla terá direito apenas a uma fatia pequena do fundo eleitoral para financiamento de campanhas.

O Missão planeja lançar candidaturas próprias no Executivo e no Legislativo. O partido deve realizar uma prévia para definir um candidato à Presidência da República. Um dos objetivos da futura nova sigla também é reunir todos os integrantes do MBL, espalhados em diferentes partidos políticos, em uma única legenda.