Política

Moro diz que Bolsonaro comemorou soltura de Lula

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) declarou, em entrevista à Jovem Pan Paraná, que o presidente…

Moro tenta se descolar de Bolsonaro e diz que Lula cria condições para crises de corrupção Ex-juiz da Lava Jato critica loteamento de cargos
Moro apresentou endereço de hotel para mudar domicílio eleitoral para SP (Foto: Saulo Rolim-Podemos)

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) declarou, em entrevista à Jovem Pan Paraná, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi solto da prisão, em 2019, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

A soltura de Lula deu-se após votação no STF que, por 6 votos a 5, vetou a prisão de condenados em segunda instância (caso do ex-presidente). Um dia após a decisão Lula teve sua liberdade.

“O presidente não fez nada [para reverter a decisão do STF que determinou o fim de prisão em segunda instância]. E, na verdade, o que a gente sabia é que o Planalto, o presidente comemorou quando o Lula foi solto em 2019, porque ele entendia que aquilo beneficiava ele literalmente. Então, ele não trabalhou para manter a execução em segunda instância”, revelou Moro.

Ainda segundo Sergio Moro, Bolsonaro sabotou suas ações no Ministério, além de não cumprir com a palavra de que membros do governo não seriam poupados de investigações, o que enfraquecia o combate à corrupção.

“Ele não fez nada disso. Ao contrário, começou a sabotar o que eu fazia. Até que chegou em um momento que eu simplesmente saio [da pasta]”, disse.

Moro, ex-ministro da Justiça, deixou o posto em abril de 2020 após Bolsonaro exonerar Maurício Valeixo, à época diretor-geral da Polícia Federal. Com a atitude, o então ministro alegou que o presidente queria interferir na PF, o que Bolsonaro negou.